|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Página acrescentada em 05 de novembro de 2025.
Júlio Tedesco nasceu na cidade
de Caçador, no oeste de Santa Catarina em 04 de fevereiro de 1948,
filho de Normando Tedesco e Natércia Ruas. Teve um irmão mais velho,
Marco, nascido em 1945, que foi seu parceiro nas pistas em pelo
menos 9 provas.. O automobilismo antigo, e também o dos anos 70, é cheio de histórias, a
maioria verídicas, outras folclóricas e tem também muita lenda. Foi
um período "romântico" (eu chamaria de idealista), cheio de camaradagem,
quando se praticava o automobilismo por paixão. Uma dessas "lendas", por
exemplo, tem tudo a ver com o ex-piloto retratado aqui, até porque
está definitivamente inserido no "folclore" do automobilismo
gaúcho. Trata-se de um comentário que,
dizem, foi proferido pelo "caçadorense" Julio Tedesco no início de
1979: Julio notabilizou-se por obter
ótima classificações pilotando o modelo Opala Cupê, e isso desde sua
primeira prova, aos 23 anos de idade, na segunda etapa do
Campeonato Gaúcho (29/11/1970) em Tarumã, já obtendo um 1º
lugar na categoria para estreantes e novatos, mas na seguinte: "Cem
Milhas de Tarumã", no dia 3 de janeiro de 1971 foi novamente o vencedor.
O primeiro deles foi o terceiro lugar na categoria Divisão 3 (Força Livre), classe C, em 1973. Já no certame Divisão 1 (preparação limitada), Julio conquistou o título de campeão em 1976. Conquista essa que teve importante contribuição do preparador Gilberto, o "Secretário".
Suas apresentações não ficaram restritas ao Rio Grande do Sul, fazendo eventuais participações em provas em outros estados, também obtendo bons resultados. Em 1974, acho eu, Julio já pensando em voltar para Camboriú (SC) onde sua família tinha negócios, começou a usar a inscrição "Camping Camboriú" em seu carro, como se preparando para ir para para Santa Catarina.
Em
1974 também recebeu convite para integrar a Equipe Itacolomy, uma
poderosa revenda de automóveis Chevrolet na região metropolitana de
São Paulo.
Final do ano de 75, na última corrida, que indicaria o campeão, só ele (com 68 pontos) e Paulo Gomes (com 86 pontos) tinham chances. Só que Paulão estava na Europa. Mas logo após a largada caiu para 6º e logo depois quebrou-se o motor. Fim de corrida e da chance de ser campeão. Terminou o ano como vice-campeão. 1976 fez apenas 2 corridas: "12 Horas de Porto Alegre" e "4 Horas de Tarumã", Coincidentemente chegou em 6º lugar nas duas.
A categoria Stock Car foi criada em 1977 como uma alternativa à extinta
Div.1. Em sua primeira prova, realizada no Autódromo de Tarumã (RS), em
22 de abril de 1979
o vencedor foi Affonso Giaffone, Julio
Tedesco finalizou em 6º lugar nesse dia. Depois que "teoricamente" deixou o
automobilismo e assumiu a presidência do grupo Tedesco (1978), isso porque vendo as
participações dele acho que eventualmente ele ainda corria. Tanto é
que foi campeão em 1978 no Camp. Gaúcho, Div. 3 Classe C, e fez a temporada inteira (9 provas), da
estréia da Stock Car como categoria em 1979.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||