Voltar à página inicial

Página acrescentada em 05 de novembro de 2025.
 

JULIO TEDESCO  (Julio André Ruas Tedesco)

Nascimento: 04/02/1948  -  Falecimento: 19/02/2021

2014

Júlio Tedesco nasceu na cidade de Caçador, no oeste de Santa Catarina em 04 de fevereiro de 1948, filho de Normando Tedesco e Natércia Ruas. Teve um irmão mais velho, Marco, nascido em 1945, que foi seu parceiro nas pistas em pelo menos 9 provas..

Era casado com Vani, com quem teve duas filhas (Patricia e Juliana) e três netos.
Julio estudou até os 14 anos, depois foi para Porto Alegre, onde começou a participar de automobilismo e também a cursar Administração, mas não terminou, pois o pai e o avô adoeceram. Aos 29 anos (1978) ele assumiu a presidência da empresa da família e deu continuidade aos planos do pai em Balneário Camboriu (SC).

O automobilismo antigo, e também o dos anos 70, é cheio de histórias, a maioria verídicas, outras folclóricas e tem também muita lenda. Foi um período "romântico" (eu chamaria de idealista), cheio de camaradagem, quando se praticava o automobilismo por paixão.
Distinguir atualmente o que é lenda do que é verdadeiro por vezes é impossível, afinal a maior parte dos protagonistas já "puxou o freio de mão" e quem ainda está aí sabe de "ouvir dizer", e como "quem conta um conto aumenta um ponto" (nossa! essa é do fundo do baú), é muito provável que tudo seja meio verdade, meio lenda.

Uma dessas "lendas", por exemplo, tem tudo a ver com o ex-piloto retratado aqui, até porque está definitivamente inserido no "folclore" do automobilismo gaúcho. Trata-se de um comentário que, dizem, foi proferido pelo "caçadorense" Julio Tedesco no início de 1979:
"
- Vim ao mundo com uma missão: acelerar Opalas e vencer corridas ao volante deste veículo." E não é exagero.
Nossas pesquisas revelam que Julio, desde o início sempre esteve ao volante desse famoso carro produzido pela General Motors (de 1968 até sair de linha em abril de 1992). Carro que deixou uma legião de fãs que perdura até hoje.

Julio notabilizou-se por obter ótima classificações pilotando o modelo Opala Cupê, e isso desde sua primeira prova, aos 23 anos de idade,  na segunda etapa do Campeonato Gaúcho (29/11/1970) em Tarumã,  já obtendo um 1º lugar na categoria para estreantes e novatos, mas na seguinte: "Cem Milhas de Tarumã", no dia 3 de janeiro de 1971 foi novamente o vencedor.
Julio nunca usou outro carro, que não o Opala, conquistando vitórias, ótimas classificações e títulos estaduais.

1973 - Interlagos 1973 - Cascavel (PR) 1974 - Tarumã perseguindo Janjão e Schmidt 1975 - Brasilia

O primeiro deles foi o terceiro lugar na categoria Divisão 3 (Força Livre), classe C, em 1973. Já no certame Divisão 1 (preparação limitada), Julio conquistou  o título de campeão em 1976. Conquista essa que teve importante contribuição do preparador Gilberto, o "Secretário".

Opala com a inscrição Carro em sua casa

Suas apresentações não ficaram restritas ao Rio Grande do Sul, fazendo eventuais participações em provas em outros estados, também obtendo bons resultados. Em 1974, acho eu, Julio já pensando em voltar para Camboriú (SC) onde sua família tinha negócios, começou a usar a inscrição "Camping Camboriú" em seu carro, como se preparando para ir para para Santa Catarina.

1975 - Interlagos

Em 1974 também recebeu convite para integrar a Equipe Itacolomy, uma poderosa revenda de automóveis Chevrolet na região metropolitana de São Paulo.
Em 1975 em sua prova de estréia na equipe no autódromo de Interlagos, obteve um 2º lugar. A partir dai passou a ser considerado um dos "pilotos de ponta".

1975 - Brasilia em 08_06

1976 - 12 Horas de Porto Alegre

Final do ano de 75, na última corrida, que indicaria o campeão, só ele (com 68 pontos) e Paulo Gomes (com 86 pontos) tinham chances. Só que Paulão estava na Europa. Mas logo após a largada caiu para 6º e logo depois quebrou-se o motor. Fim de corrida e da chance de ser campeão. Terminou o ano como vice-campeão.

1976 fez apenas 2 corridas: "12 Horas de Porto Alegre" e "4 Horas de Tarumã", Coincidentemente chegou em 6º lugar nas duas.

1979 - 1ª prova da Stock Car, em Tarumã

A categoria Stock Car foi criada em 1977 como uma alternativa à extinta Div.1. Em sua  primeira prova, realizada no Autódromo de Tarumã (RS), em 22 de abril de 1979 o vencedor foi Affonso Giaffone, Julio Tedesco finalizou em 6º lugar nesse dia.
Vale lembrar que até 1986 essa categoria era monomarca, utilizando apenas os modelos Opala da General Motors.

Depois que "teoricamente" deixou o automobilismo e assumiu a presidência do grupo Tedesco (1978), isso porque vendo as participações dele acho que eventualmente ele ainda corria. Tanto é que foi campeão em 1978 no Camp. Gaúcho, Div. 3 Classe C, e fez a temporada inteira (9 provas), da estréia da Stock Car como categoria em 1979.

Na empresa atuava nos setores de celulose, papel, embalagem, reflorestamento e energia elétrica e também na Tedesco Turismo (Parque Unipraias, Tedesco Marina Garden Plaza e Atracadouro Barra Sul). Construiu uma história de empreendimentos de sucesso que impulsionaram o turismo em Balneário Camboriú.

Júlio André Ruas Tedesco faleceu em 19 de fevereiro de 2021, aos 73 anos de idade, vítima de complicações da Covid-19.
Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS

Data

Prova

Carro

Classificação

  29/11/1970   2ª do Camp. Gaúcho - Tarumã - Porto Alegre (RS) Opala 83 1º lugar (Correio da Manhã)
03/01/1971 Cem Milhas de Tarumã (RS) - (3ª do Camp. Gaucho) Opala 83 1º lugar
18/04/1971 4 Horas de Tarumã (RS) - c/Julio Schinke Opala 83 AB
29/09/1971 IV 12 Horas de Porto Alegre - Tarumã (RS) - c/João Schimidt Opala 91 2º lugar
17/10/1971 VIII 500 Quilômetros de Porto Alegre - Tarumã (RS) - c/João Schimidt Opala 91 12º lugar
09/04/1972 1ª do Camp. Gaúcho - Tarumã (RS) Opala 91 18º lugar
16/04/1972 300 Quilômetros de Caçador (SC) - Pista de terra Opala 91 1º lugar
08/10/1972 V 12 Horas de Porto Alegre - Tarumã (RS) - c/João Schimidt Opala 91 AB
06/05/1973 1ª do Camp. Gaúcho - Tarumã (RS) Opala 17 7º lugar
19/05/1973 1ª do Camp. Brasileiro - Tarumã (RS) Opala 17 19º lugar
03/06/1973 2ª do Camp. Gaúcho - Guaporé (RS) Opala 17 AB
01/07/1973 3ª do Camp. Gaúcho - Tarumã (RS) Opala 17 5º lugar
29/07/1973 4ª do Camp. Brasileiro - Cascavel (PR) - c/Marco Tedesco Opala 117 2º lugar
05/08/1973 4ª do Camp. Gaúcho - Santa Cruz (RS) Opala 17 9º lugar
01 e 02/09/1973 VI 12 Horas de Porto Alegre - Tarumã (RS) - c/Marco Tedesco Opala 17 4º lugar
30/09/1973 6 Horas de Tarumã (RS) - c/Marco Tedesco Opala 117 8º lugar
04/11/1973 5ª e última do Camp. Gaúcho - Guaporé (RS) Opala 17 6º lugar (ficou em 8º no campeonato)
27/07/1974 1ª do Camp. Brasileiro - Inauguração do Autódromo de Goiânia (GO) Opala 1 21º lugar
11/08/1974 1ª do Camp. Brasileiro - Cascavel (PR) Opala 17 11º lugar
01/09/1974 XV 500 Quilômetros de Interlagos (SP) Opala 117 AB
06/10/1974 6 Horas de Porto Alegre - Tarumã (RS) - c/Edgar de Melo Filho Opala 17 6º lugar
10/11/1974 5ª do Camo. Brasileiro - Tarumã (RS) Opala 17 5º lugar
24/11/1974 Final do Camp. Gaúcho - Tarumã (RS) Opala 17 1º lugar
15/12/1974 VII 12 Horas de Porto Alegre - Tarumã (RS) - c/Marco Tedesco Opala 17 10º lugar
06/03/1975 1ª do Camp. Brasileiro - Interlagos (SP) Opala 17 2º lugar
13/04/1975 2ª do Camp. Gaúcho - Tarumã (RS) Opala 17 1º lugar
20 e 21/04/1975 VIII Quilômetros de Brasília (DF) -c/Marco Tedesco Opala 13 AB
26/04/1975 2ª do Camp. Brasileiro - Tarumã (RS) Opala 17 2º LUGAR
18/05/1975 Itacolomy 500 - Interlagos (SP) - c/Marco Tedesco Opala 3 4º lugar
08/06/1975 3ª do Camp. Brasileiro - Brasilia (DF) Opala 17 2º lugar1
15/06/1975 4ª do Camp. Brasileiro - Goiânia (GO) Opala 17 2º lugar
27/07/1975 II 12 Horas de Goiânia (GO) - c/Marco Tedesco Opala 19 38º lugar
31/08/1975 5ª do Camp. Brasileiro - Tarumã (RS) Opala 2 20º lugar
12/10/1975 VIII 12 Horas de Porto Alegre - Tarumã (RS) - c/Marco Tedesco Opala 4 25º lugar
26/10/1975 6ª do Camp. Brasileiro - Interlagos (SP) Opala 5 31º lugar
13 e 14/12/1975 III 25 Horas de Interlagos (SP) - c/José C. Romano/Reinaldo Campelo Opala 2 27º lugar
10/10/1976 IX 12 Horas de Porto Alegre - Tarumã (RS) - c/Marco Tedesco Opala 17 6º lugar
17/10/1976 4 Horas de Tarumã (RS) - c/Marco Tedesco Opala 17 6º lugar
17/04/1977 G. P. Brasília (DF) Opala 27 4º lugar
30/10/1977 9ª do Camp. Brasileiro - Guaporé (RS) Opala 17 9º lugar
07/05/1978 1ª do Camp. Gaúcho - Tarumã (RS) Opala 17 1º lugar
04/06/1978 2ª do Camp. Gaúcho -Guaporé (RS) Opala 17 2º lugar
02/07/1978 3ª do Camp. Gaúcho - Tarumã (RS) Opala 17 1º lugar
06/08/1978 4ª do Camp. Gaúcho - Santa Cruz (RS) Opala 17 3º lugar
03/09/1978 5ª do Camp. Gaúcho - Tarumã (RS) Opala 17 2º lugar
05/11/1978 6ª do Camp. Gaúcho - Guaporé (RS) Opala 17 NL (já era campeão gaúcho)
22/04/1979 1ª do Torneio Brasileiro de StockCar - Tarumã (RS) Opala 17 6º lugar
13/05/1979 2ª do Torneio Brasileiro de StockCar - Interlagos (SP) Opala 17 8º lugar
22/04/1979 3ª do Torneio Brasileiro de StockCar - Goiânia (GO) Opala 17 5º lugar
08/07/1979 4ª do Torneio Brasileiro de StockCar - Brasília (DF) Opala 17 9º lugar
12/08/1979 5ª do Torneio Brasileiro de Stock Car - Tarumã (RS) Opala 17 6º lugar
09/09/1979 6º do Torneio Brasileiro de Stock Car - Interlagos (SP) Opala 17 10º lugar
14/10/1979 7º do Torneio Brasileiro de Stock Car - Goiânia (GO) Opala 17 7º lugar
11/11/1979 8º do Torneio Brasileiro de Stock Car - Jacarepaguá (RJ) Opala 17 8º lugar
09/12/1979 9º do Torneio Brasileiro de Stock Car - Interlagos (SP) Opala 17 6º lugar (ficou em 6º no campeonato

 


 

  
VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA

ou
Voltar à página inicial