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Juvenal Martini  (Juvenal Hermes Martini)

Nascimento: 02/01/1940  -  Falecimento: 22/01/2018

1983

Juvenal Hermes Martini, ou  Juvenal Martini, como ficou conhecido nas pistas nas décadas de 60 e 70, nasceu em Garibaldi (RS),  em 02 de janeiro de 1940. No final de sua adolescência a família se mudou para Caxias do Sul, cidade onde desenvolveu toda sua veia esportiva: automobilismo e futebol.

Jornal O Pioneiro - Corrida de 16_07_61

Martini iniciou sua carreira de piloto em Caxias do Sul, correndo em uma prova realizada nas ruas da cidade no dia 16 de julho de 1961, aos 21 anos de idade, participando com um DKW que recebeu o numero 19. Não foi bem, abandonou. >>>
Mês seguinte participou, novamente com o DKW, agora com o numeral 81, nas ruas da cidade de São Francisco de Paula, conseguindo dessa vez o 5º lugar.
Ainda em 1961 participou de uma prova no Circuito Cavalhada/Vila Nova (Grande Festival da Indústria Automobilística Nacional - Turismo DKW Vemag) com o DKW, dessa vez com o numeral 61, chegando em 6º lugar.

Em 1962 passou a pilotar um Simca Chambord fazendo dupla com o amigo Walter Dal Zotto, que também havia começado sua carreira com DKW em 1960.

1962 - Revisão depois da "12 Horas"

A primeira prova da dupla no Simca foi em 6 de maio na prova "12 Horas de Porto Alegre", resultado mediano, 11º lugar.
Na prova, estavam liderando quando acabou o combustível no meio do percurso, por falta de experiência, um piloto amigo passou e perguntou o que tinha havido, na volta seguinte ele trouxe um galão de gasolina e seguiu em frente, eles abasteceram e também continuaram, por isso esse resultado, o piloto que os ajudou era José Madrid que corria em parceria com Catharino Andreatta e chegaram em 5º lugar.

Em julho venceram a prova "6 Horas de Pelotas" e em dezembro participaram da primeira "500 Milhas  de Porto Alegre" onde chegaram em 4º lugar na geral e em 3º na T+1.6, a  dupla Haroldo e Aldo Costa venceu na geral pilotando um FNM/JK, ficando em segundo a dupla paulista Jayme Silva e Fernando "Toco" Martins com Simca, em terceiro ficou a dupla Christian Heins e  Luiz A. Greco' que acabaram desclassificados depois da prova, com isso Juvenal e Dal Zotto ficaram com o 3º lugar.

Eles tinham, em algumas fases da parceria, dois Simca's, assim a parte mecânica era intercambiável, os componentes passavam de um carro para o outro. Eram mantidos sempre prontos e preparados.

Em 23 de junho de 1963 começaram o ano com aquela que viria a ser a grande vitória da dupla, a "II 12 Horas de Porto Alegre", com direto a festa e desfile nas ruas de Caxias do Sul em seu retorno à cidade, a comunidade caxiense os transformou em heróis locais, com direito a carreata em carro aberto.

1963 - Vencendo uma das curvas do Circuito Cavalhada  12 Horas - Dando entrevista 12 Horas - Desfile pelas ruas de Caxias do Sul

Logo em seguida, na prova "6 Horas de Pelotas" foram 3º lugar, Nessa prova choveu muito e até o jornal publicou: "... apesar do mau tempo, em pista embarrada, realizou-se... ".

Em função de uma promessa feita pelo parceiro Dal Zotto, que ficou sem participar de corridas por algum tempo, Juvenal passou a correr em dupla com pilotos conhecidos em provas de longa duração, assim, correu, e venceu, o "500 Quilômetros de Lajes" (SC) de 1963 com o piloto lageano Plínio Luersen, que tinha o Simca 7 mas que na corrida usava toda a mecânica do 77.

1963 - 500 Quilômetros de Lajes com Plinio Luersen ao volante 1963 - Chegada do 500 Quilômetros com Juvenal ao volante

Para fechar o ano, ele e Dal Zotto foram disputar em São Paulo a prova "I 1600 Quilômetros de Interlagos" em novembro/63, onde com o numeral 63 no Simca chegaram em 28º lugar.
Depois disso Dal Zotto cumprindo a promessa, parou.

Em 1964 fez uma corrida, "6 Horas de Lajes" (SC) com Mario Nelson Silva, mas foram desclassificados por se retirar antes da vistoria.

1983

Em 1965 não correu, nesse ano ele se casou (aos 25 anos) com Mercedes Clementina Ponzi, o edital no jornal era do dia 27 de dezembro, então devem ter se casado em 1966. Tiveram uma filha em 1973, Elisa, que faleceu muito nova (16 anos) em 1989.

1966 - 12 Horas de Lajes com Dal Zotto

Em 1966 fez duas corridas com o parceiro Dal Zotto: "12 Horas de Lajes" (SC) e 6 Horas de Passo Fundo (RS). Depois, em 1967 fez duas provas com o piloto de Encantado (SC), Edécio Cé: "6 Horas de Lajes" (SC) e "6 Horas de Joaçaba" (SC) e continuou em 1968, com mais duas parcerias com Edécio Cé: "3 Horas de Joinville" e "500 Quilômetros de Porto Alegre", corrido no circuito da Pedra Redonda.

1968 - 3 Horas de Joinville (SC) com Edécio Cé

A prova seguinte voltou a fazer dupla com Dal Zotto na prova "300 Quilômetros de Passo Fundo" (RS) e com vitória, depois só em dezembro participaram da "III 12 Horas de Porto Alegre" com um modesto 12º lugar.

Martini ainda participou com o Simca nº 77, em Curitiba (PR), da "Prova Governador Paulo Pimentel" (23/03/1969), no autódromo de Pinhais. Sua ultima corrida com o Simca.
Só em novembro de 1970, logo após a inauguração de Tarumã, que voltou a correr, agora com o Opala, também nº 77, mas não foi feliz, abandonou por falha mecânica. Fez em 1971 dupla novamente com Del Zotto na "4 Horas de Tarumã", chegaram em 10º lugar.

Sua ultima participação foi na prova "IV 12 Horas de Porto Alegre" (RS) de 1971, em Tarumã, correu em parceria e no carro Opala de Pedro Carneiro Pereira e Ismael Chaves Barcellos. Apesar de um trio de pilotos excelentes, o carro não resistiu e tiveram que abandonar, mas enquanto correu  era o único carro que conseguia acompanhar o Opala de Pedro Victor Delamare, que para aquela prova formou um trio com Carlos Alberto Quartin de Moraes, conhecido como "Cacó", professor em sua escola de pilotagem, e o gaúcho José Luiz de Marchi, o “Zaíco”,  que foram os vencedores da prova. Depois dessa prova Juvenal parou com o automobilismo.

Além de cuidar de sua vida profissional, como gostava de futebol, e do time Soc. Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (S.E.R. Caxias do Sul) passou a se dedicar ao time, exerceu várias funções, chegando a diretor, vice-presidente e a presidente em três ocasiões: 1985, 1992 e 1993.

Casado com Mercedes Clementina Ponzi, Juvenal faleceu em 22 de janeiro de 2018 aos 78 anos de idade.

 

TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS

Data

Prova

Carro

Classificação

16/07/1961 Circuito de Caxias do Sul (RS) DKW 19 AB (1ª prova)
  06/08/1961   Circuito São Francisco de Paula (RS) DKW 81 5º lugar
29/10/1961 Circuito Cavalhada/Vila Nova (RS) DKW 61 3º lugar
06/05/1962 I 12 Horas de Porto Alegre (RS) - c/Walter Dal Zotto Simca 77 11º lugar
15/07/1962 I 6 Horas de Pelotas (RS) - c/Juvenal Martins Simca 77 1º lugar
23/12/1962 I 500 Milhas de Porto Alegre (RS) - c/Walter Dal Zotto Simca 77 4º lugar
22 e 23/06/1963 II 12 Horas de Porto Alegre (RS) - c/Walter Dal Zotto Simca 77 1º lugar
11/08/1963 II 6 Horas de Pelotas (RS) - c/Walter Dal Zotto Simca 77 3º lugar
07/04/1963 I 500 Quilômetros de Lajes (SC) - c/Plinio Luersen Simca 7 1º lugar
23 e 24/11/1963 I 1600 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/Walter Dal Zotto Simca 63 28º lugar
14/06/1964 III 6 Horas de Pelotas (RS) - c/Mario Nelson Silva Simca 45 DQ
1965 Não correu      
13/11/1966 I 12 Horas de Lajes (SC) - c/Walter Dal Zotto Simca 77 AB
04/12/1966 6 Horas de Passo Fundo (RS) - c/Walter Dal Zotto Simca 77 8º lugar
28/05/1967 II 6 Horas de Lajes (SC) - c/Edécio Cé Simca 77 2º lugar
25/08/1967 6 Horas de Joaçaba (SC) - c/Edécio Cé Simca 77 3º lugar
09/03/1968 I 3 Horas de Joinville (SC) - c/Edécio Cé Simca 11 2º lugar
11/08/1968 500 Quilômetros de Porto Alegre (RS) - Pedra Redonda - c/Edécio Cé Simca 77 8º lugar
29/09/1968 300 Quilômetros de Passo Fundo (RS) - c/Walter Dal Zotto Simca 77 1º lugar
21 e 22/12/1968 III 12 Horas de Porto Alegre (RS) c/Walter Dal Zotto Simca 77 12º lugar
23/03/1969 Prova Governador Paulo Pimentel - Pinhais (PR) Simca 77 AB
29/11/1970 2ª do Camp. Gaúcho - Tarumã (RS) Opala 77 AB
18/04/1971 4 Horas de Tarumã (RS) - c/Walter Dal Zotto Opala 77 10º lugar
26/09/1971 IV 12 Horas de Porto Alegre (RS) - Tarumã - c/Pedro C. Carneiro e Ismael Barcelos Opala 22 AB
 

 "Um relato de pilotos que marcaram época no automobilismo gaúcho"

Esse livro é uma publicação da Confraria dos Pilotos Jurássicos Gaúchos.
 


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