|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Página acrescentada em
12 de novembro de 2025.
Walter
Dal Zotto nasceu no dia 16 de maio de 1937 em São Marcos, quando
ainda fazia parte do município de Caxias do Sul, para onde a
família logo se mudou. Era filho de Aurélio Dal Zotto e Maria
Nicoletti Dal Zotto e tinha uma irmã, Marilia. A participação de Walter nas provas automobilísticas teve inicio na prova "Subida da Montanha" organizada pelo Caxias Auto Esporte Clube (C.A.E.C.), com trajeto pela então Estrada Federal, hoje BR 116, com largada em Galópolis (distrito de Caxias) e chegada em frente ao Monumento ao Imigrante, entrada da cidade de Caxias do Sul. Essa prova foi em 06 de novembro de 1960, ele tinha 23 anos de idade. Correu com o DKW Vemag 77 de seu pai, número que adotou em todas as provas das quais participou. Na geral a prova foi vencida pelo também caxiense, Flavio Del Mese, com seu lendário DKW 900cc, e na categoria até 2 litros foi Dal Zotto o vencedor. Ambos os pilotos competiram contra carros de cilindrada maior, inclusive com o do já veterano Catharino Andreatta.
Em 1962 começou a pilotar um Simca Chambord, com o mesmo numeral (77), e passando a fazer dupla com o amigo Juvenal Martini, que também iniciou sua carreira com DKW.
A primeira prova da dupla no Simca foi em 6 de maio na prova "I 12 Horas de Porto Alegre", resultado mediano: 11º lugar. Na prova, estavam liderando quando acabou o combustível no meio do percurso, por falta de experiência deles e da equipe, um piloto amigo passou e perguntou o que tinha havido, na volta seguinte ele trouxe um galão de gasolina e seguiu em frente, eles abasteceram e também continuaram, por isso esse resultado. O piloto que os ajudou era José Madrid que corria em parceria com Catharino Andreatta e chegaram em 5º lugar.
Em julho venceram a prova "6 Horas de Pelotas" e em dezembro participaram da primeira "500 Milhas de Porto Alegre" onde chegaram em 4º lugar na geral e em 3º na T+1.6., a dupla Haroldo e Aldo Costa venceu na geral pilotando um FNM/JK, ficando em segundo a dupla paulista Jayme Silva e Fernando "Toco" Martins da Equipe Simca, em terceiro outra dupla paulista: Christian Heins e Luiz A. Greco, que foram desclassificados depois da prova, com isso Walter Dal Zotto e Juvenal Martini ficaram na classificação com o terceiro lugar.
Em 23 de
junho de 1963 começaram o ano com aquela que ficou sendo a
grande vitória da carreira, a "II 12 Horas de Porto Alegre", com
direto a festa e desfile nas ruas de Caxias em seu retorno à
cidade. Em entrevista ao Jornal "O Pioneiro" Dal Zotto disse:
Em seguida correu, sem o parceiro, a "IV 500 Quilômetros de Porto Alegre" chegando em 4º lugar. E para fechar o ano foram disputar em São Paulo a prova "I 1600 Quilômetros de Interlagos", em novembro, onde com o numeral 63 no Simca chegaram em 28º lugar. Em função de um acidente ocorrido com seu pai, Walter fez uma promessa que caso ele se restabelecesse, abandonaria as corridas pelo tempo que fosse necessário para atender os interesses da família e da empresa. Esse intervalo durou dois anos e foi cumprido pelo piloto.
Após seu
retorno em fins de 1966 participou, novamente em dupla com
Juvenal Martini,
em
novembro,da "12 Horas de Lajes" (SC), onde
abandonaram por quebra e em dezembro da "6 Horas de Passo Fundo"
com um 8º lugar. Em dezembro nos dias 21 e 22 participaram da "III 12 Horas de Porto Alegre" chegando em 12º lugar, numa prova onde um acidente, que tirou a vida de 3 pessoas que estavam assistindo, acabou por motivar um decreto pondo fim nas corridas de rua.
Em 1969 Walter não participou de corridas e só foi correr de novo na inauguração do Autódromo de Tarumã em 8 de novembro, onde passou a usar um carro Chevrolet Opala, mantendo o numeral 77, na prova de Turismo acima de 3.000cc, onde chegou em 6º lugar. Em 1971 fez sua ultima corrida, "4 Horas de Tarumã", novamente em dupla com Juvenal Martini e com o Opala nº 77, resultado mediano: 10º lugar. Após o automobilismo assumiu a empresa e como gostava de esportes, principalmente de futebol e torcia pelo Esporte Clube Juventude, acabou por se envolver com o clube e acabou sendo eleito presidente do clube em duas ocasiões: 1982 e 1984
Casado
com a sra. Marlene Moreira Dal Zotto e com um filho, faleceu em
22 de maio de 1992, aos 55 anos de idade, em Caxias do Sul.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||