Voltar à página inicial

Página acrescentada em 12 de novembro de 2025.
 

Walter Dal Zotto  (Walter Humberto Dal Zotto)

Nascimento: 16/05/1937  -  Falecimento: 22/05/1992

1973
 

Walter Dal Zotto nasceu no dia 16 de maio de 1937 em São Marcos, quando ainda fazia parte do município de Caxias do Sul, para onde a família logo se mudou. Era filho de Aurélio Dal Zotto e Maria Nicoletti Dal Zotto e tinha uma irmã, Marilia.

Seu pai era italiano, nascido em 1910 em Vicenza e veio para o Brasil com 1 ano de idade, com 20 voltou para a Itália para estudar Mecânica Industrial e retornando ao Brasil se dedicou à atividade de mecânica pesada, montando uma empresa com um sócio, a "Marcon, Dal Zotto & Cia. Ltda.", a empresa evoluiu com tecnologia própria no setor de guindastes. Já sob nova denominação, Madal S.A., Walter trabalhava com o pai.

A participação de Walter nas provas automobilísticas teve inicio na prova "Subida da Montanha" organizada pelo Caxias Auto Esporte Clube (C.A.E.C.), com trajeto pela então Estrada Federal, hoje BR 116, com largada em Galópolis (distrito de Caxias) e chegada em frente ao Monumento ao Imigrante, entrada da cidade de Caxias do Sul. Essa prova foi em 06 de novembro de 1960, ele tinha 23 anos de idade. Correu com o DKW Vemag 77 de seu pai, número que adotou em todas as provas das quais participou. Na geral a prova foi vencida pelo também caxiense, Flavio Del Mese, com seu lendário DKW 900cc, e na categoria até 2 litros foi Dal Zotto o vencedor. Ambos os pilotos competiram contra carros de cilindrada maior, inclusive com o do já veterano Catharino Andreatta.

1961 - Caxias do Sul

1961 - São Francisco de  Paula

1961 - Caxias do Sul - CAEC 1961 - Caxias do Sul


Walter, em uma prova realizada em 16 de julho de 1961, pelo Camp, Gaúcho chegou em 3º lugar, atrás apenas de Flavio Del Mese com DKW e Aldo Costa com VW, nessa prova seu amigo Juvenal Hermes Martini também começou a participar de corridas.
Ainda participou com o DKW de seu pai em outras provas urbanas na cidade de Caxias do Sul, sempre com o numeral 77, e  sempre com boas colocações.

Em 1962 começou a pilotar um Simca Chambord, com o mesmo numeral (77), e passando a fazer dupla com o amigo Juvenal Martini, que também iniciou sua carreira com DKW.

1962 - Revisão depois da "12 Horas"

A primeira prova da dupla no Simca foi em 6 de maio na prova "I 12 Horas de Porto Alegre", resultado mediano: 11º lugar. Na prova, estavam liderando quando acabou o combustível no meio do percurso, por falta de experiência deles e da equipe, um piloto amigo passou e perguntou o que tinha havido, na volta seguinte ele trouxe um galão de gasolina e seguiu em frente, eles abasteceram e também continuaram, por isso esse resultado. O piloto que os ajudou era José Madrid que corria em parceria com Catharino Andreatta e chegaram em 5º lugar.

1962 - Pelotas antes da corrida 1962 - Depois da prova em Pelotas

Em julho venceram a prova "6 Horas de Pelotas" e em dezembro participaram da primeira "500 Milhas  de Porto Alegre" onde chegaram em 4º lugar na geral e em 3º na T+1.6., a dupla Haroldo e Aldo  Costa venceu na geral pilotando um FNM/JK, ficando em segundo a dupla paulista Jayme Silva e Fernando "Toco" Martins da Equipe Simca, em terceiro outra dupla paulista: Christian Heins e Luiz A. Greco, que foram desclassificados depois da prova, com isso Walter Dal Zotto e Juvenal Martini ficaram na classificação com o terceiro lugar.

Em 23 de junho de 1963 começaram o ano com aquela que ficou sendo a grande vitória da carreira, a "II 12 Horas de Porto Alegre", com direto a festa e desfile nas ruas de Caxias em seu retorno à cidade. Em entrevista ao Jornal "O Pioneiro" Dal Zotto disse:
"- Não resta duvida, foi uma prova difícil., principalmente pela paridade de forças. Contratempos? Sim, a pá do ventilador furou o radiador, mas felizmente conseguimos sanar o problema."
A comunidade caxiense recebeu os pilotos em festa e os transformou em heróis locais, com direito a desfile em carro aberto.

1963 - Antes da prova 12 Horas de POA - durante a prova 1963 - Dando entrevista Desfile em carro aberto pelas ruas de Caxias do Sul


Logo em seguida, na prova "6 Horas de Pelotas" ficaram em 3º lugar, nessa prova choveu tanto que um jornal até publicou: "... apesar do mau tempo, em pista embarrada, realizou-se...".

1963 - 500 Quilômetros de Porto Alegre

Em seguida correu, sem o parceiro, a "IV 500 Quilômetros de Porto Alegre" chegando em 4º lugar.

E para fechar o ano foram disputar em São Paulo a prova "I 1600 Quilômetros de Interlagos", em novembro, onde com o numeral 63 no Simca chegaram em 28º lugar.

Em função de um acidente ocorrido com seu pai, Walter fez uma promessa que caso ele se restabelecesse, abandonaria as corridas pelo tempo que fosse necessário para atender os interesses da família e da empresa. Esse intervalo durou dois anos e foi cumprido pelo piloto.

1966 - 12 Horas de Lajes (SC)

Após seu retorno em fins de 1966 participou, novamente em dupla com Juvenal Martini em novembro,da "12 Horas de Lajes" (SC),  onde abandonaram por quebra e em dezembro da "6 Horas de Passo Fundo" com um 8º lugar.
No ano seguinte, 1967, não correu de novo, só retornaram em setembro de 1968 na "300 Quilômetros de Passo Fundo" onde obtiveram mais uma vitória.

Em dezembro nos dias 21 e 22 participaram da "III 12 Horas de Porto Alegre" chegando em 12º lugar, numa prova onde um acidente, que tirou a vida de 3 pessoas que estavam assistindo, acabou por motivar um decreto pondo fim nas corridas de rua.

1970 - Inauguração de Tarumã
Perseguindo Pedro Victor, o vencedor

Em 1969 Walter não participou de corridas e só foi correr de novo na inauguração do Autódromo de Tarumã em 8 de novembro, onde passou a usar um carro Chevrolet Opala, mantendo o numeral 77, na prova de Turismo acima de 3.000cc, onde chegou em 6º lugar.

Em 1971 fez sua ultima corrida, "4 Horas de Tarumã", novamente em dupla com Juvenal Martini e com o Opala nº 77, resultado mediano: 10º lugar.

Após o automobilismo assumiu a empresa e como gostava de esportes, principalmente de futebol e torcia pelo Esporte Clube Juventude, acabou por se envolver com o clube e acabou sendo eleito presidente do clube em duas ocasiões: 1982 e 1984

Casado com a sra. Marlene Moreira Dal Zotto e com um filho, faleceu em 22 de maio de 1992, aos 55 anos de idade, em Caxias do Sul.

 

TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS

Data

Prova

Carro

Classificação

06/11/1960 Subida de Galópolis - Caxias do Sul - RS DKW 77 11º e 1º na T-2.0
30/04/1961 II Circuito do C.A.E.C. - Caxias do Sul - RS DKW 77 1º lugar nos 2T
  16/07/1961 Circuito de Caxias do Sul - RS DKW 77 3º lugar
  06/08/1961   Circuito São Francisco de Paula (RS) DKW 77 4º lugar
01/10/1961 Centenário de São Francisco Jerônimo - RS DKW 77 5º e 2º na T-1.0
29/10/1961 Circuito Cavalhada/Vila Nova (RS) DKW 77 3º lugar
06/05/1962 I 12 Horas de Porto Alegre (RS) - c/Juvenal Martini Simca 77 11º lugar
15/07/1962 I 6 Horas de Pelotas (RS) - c/Juvenal Martins Simca 77 1º lugar
23/12/1962 I 500 Milhas de Porto Alegre (RS) - c/Juvenal Martini Simca 77 3º lugar
22 e 23/06/1963 II 12 Horas de Porto Alegre (RS) - c/Juvenal Martini Simca 77 1º lugar
11/08/1963 II 6 Horas de Pelotas (RS) - c/Juvenal Martini Simca 77 3º lugar
27/10/1963 IV 500 Quilômetros de Porto Alegre (RS) - Circuito Pedra Redonda Simca 77 4º lugar
23 e 24/11/1963 I 1600 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/Juvenal Martini Simca 63 28º lugar
1964 Não correu, cumpria promessa      
1965 Não correu, cumpria promessa      
13/11/1966 I 12 Horas de Lajes (SC) - c/Juvenal Martini Simca 77 AB
04/12/1966 6 Horas de Passo Fundo (RS) - c/Juvenal Martini Simca 77 8º lugar
1967 Não correu.      
29/09/1968 300 Quilômetros de Passo Fundo (RS) - c/Juvenal Martini Simca 77 1º lugar
21 e 22/12/1968 III 12 Horas de Porto Alegre (RS) c/Juvenal Martini Simca 77 12º lugar
08/11/1970 Inauguração do Autódromo - Tarumã (RS) - Turismo acima de 3000cc Opala 77 6º lugar
18/04/1971 4 Horas de Tarumã (RS) - c/Juvenal Martini Opala 77 10º lugar
 

 "Um relato de pilotos que marcaram época no automobilismo gaúcho"

Esse livro é uma publicação da Confraria dos Pilotos Jurássicos Gaúchos.
 
 

AUTORES:

 


 

  
VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA

ou
Voltar à página inicial