Voltar à página inicial

Página acrescentada em 01 de novembro de 2025.
 

Karl Iwers

Nascimento: 26/12/1906  -  Falecimento: 20/07/1969

1961

Karl Iwers nasceu em 26/12/1906 em uma cidade  ao norte da Alemanha, próximo à Dinamarca (talvez a cidade de Kiel, onde nasceu seu sobrinho, Horst Dierks).
Desde jovem já se dedicava à mecânica, profissão que o levou, em 1929, aos 23 anos de idade, a cruzar o Atlântico como mecânico de bordo de
um pequeno navio de navegação fluvial feito em um estaleiro próximo de sua cidade, com destino de Porto Alegre, esse barco tinha um motor de apenas 68 HP e mesmo assim os tripulantes o trouxeram numa longa travessia pelo Atlântico.

Karl gostou muito da cidade de Porto Alegre, e como tinha conhecimento em navegação fluvial começou a trabalhar e foi ficando, pouco tempo depois abre uma oficina que tempos depois se tornaria especializada em DKW. Conheceu e se casou com Dna. Elizabeth e em 1940, tiveram um filho, Henrique Iwers,carinhosamente apelidado de "Heinz". Juntos, pai e filho, protagonizam algumas belas páginas do automobilismo gaúcho.

Da oficina para as pistas foi um pulo. Antes mesmo da 2ª Guerra Mundial, em 1945, Karl já corria de moto, tem notícia no "Diário de Notícias" de 03/12/1940 dele chegando em 9º lugar na prova "Circuito Internacional do Bi-Centenário com uma moto DKW 
Passada a guerra, Karl continuou participando de corridas, de carro e com DKW, no Rio Grande do Sul e fora dele.

Inicio - Anos 30 Aspecto da oficina anos 60 Loja - anos 60

DKW F-8 de 1939

O registro mais antigo de um carro de Karl é do modelo DKW F-9 (nº 4), de 1951, mas não há noticias dele correndo com esse carro.
Na prova preliminar do "Cinquentenário do Grêmio", em 1953, realizada no Circuito da Redenção, em POA ele usou o  DKW nº 76, modelo F-89,

Prova na década de 1950 - Gabriel Cuchiarelli e Aldo Costa com Simca 8 / Karl Iwers com DKW

Horst Dierks, sobrinho de Karl passou a Segunda Guerra na Europa, vindo para Porto Alegre (RS) somente no inicio da década de 50, a convite de seu tio Karl Iwers. Aqui chegando começou a trabalhar com o tio em sua oficina, logo se tornando um excelente preparador, especializado em DKW, é claro!

1953 – IV Circuito Farroupilha

Karl Ivers era um piloto destemido, de muita raça, e em 1953 na preliminar da "Prova do Cinquentenário do Grêmio" estando em uma disputa com o Renault "rabo quente" de Luiz Lazzarini, durante a prova caiu uma leve chuva e Iwers bateu com a roda traseira direita na guia da calçada, entortando a roda e o tambor de freio ocasionando o travamento. Como a tração era dianteira, ele seguiu assim mesmo e continuou até o fim da prova arrastando a roda travada mas chegando em 7º lugar, com motor de 2 cilindros e 600 cc. .

DKW mod. F-91

Quando a DKW Auto Union lançou o modelo F-91 Sonderclasse com um motor moderno e mais potente, de 3 cilindros e 900 cc. , Karl importou esse modelo em 1956, e em suas mãos esse carro tornou-se famoso em corridas de longa duração, tanto nos circuitos de El Pinar e Piriápolis, ambos no Uruguai, como também em Interlagos (SP), e em tantas outras corridas no Rio Grande do Sul.

Karl participou das seis primeiras edições da "Mil Milhas Brasileiras" em Interlagos (SP), de 1956 até 1961. Dessas, três ele fez em parceria com seu filho, e em uma delas obteve seu melhor resultado.

Na primeira "Mil Milhas Brasileiras" em 1956, Karl fez parceria com Eberhard Herzfeldt, pai de Egon Herzfeldt, que também virou piloto. Essa prova foi memorável pois correu num DKW F-89 de 896cc.contra carreteras com mais que o dobro de cilindrada.

Na seguinte, a segunda "Mil Milhas Brasileiras", 1957, fez dupla com Jorge Truda, e depois em 1958, nessa mesma prova, correu em dupla com Flavio Del Mese. Mas num acidente Del Mese destruiu o carro em uma espetacular capotagem na curva 2, no antigo traçado de Interlagos.

Na seguinte, a segunda "Mil Milhas Brasileiras", 1957, fez dupla com Jorge Truda, e depois em 1958, nessa mesma prova, correu em dupla com Flavio Del Mese. Mas num acidente Del Mese destruiu o carro em uma espetacular capotagem na curva 2, no antigo traçado de Interlagos.

I Mil Milhas - 1956

IV Mil Milhas - 1959

E no ano de 1959, na "Mil Milhas Brasileiras", dessa vez dividindo a pilotagem com seu filho Henrique ("Heinz") fizeram uma espetacular corrida, chegando em 4º lugar na classificação geral, a só 6 voltas do vencedor, a carretera de Catharino Andreattta e Breno Fornari, e a frente da Vemag, que participou pela primeira vez com carros próprios, 3 sedãs brancos, sem nenhuma inscrição com o nome da fábrica, apenas com os números dentro de um circulo preto, mas ainda uma equipe de testes, correram: nº60 - Paschoal Nastromagario/Eduardo Pacheco; nº62 - Cláudio Daniel Rodrigues/Flavio Del Mese; e o nº64 com Marinho/Eduardo Scuracchio.

Em 1960, de novo em parceria com seu filho "Heinz" com o DKW Nº 76, mas desta vez chegaram em 17º lugar e no ano seguinte, 1961, correram de novo em dupla e chegaram em 13º lugar, mas como em 1961 o Centauro Motor Clube havia criado uma divisão por categorias, eles também foram 3º colocados na Div. T-1.3. Uma ótima classificação.

Para 1960, novamente Karl preparou um carro resistente para suportar e vencer em sua categoria, a primeira prova "24 Horas de Interlagos", fazendo dupla com um dos maiores pilotos do Rio Grande do Sul: Diogo Ellwanger. Como se a vitória na categoria não bastasse, chegaram em 4º na classificação geral, tendo a frente três FNM/JK  (que diziam: "... de nacional só tinham a água do radiador e o ar dos pneus") nas três primeiras colocações, carros esses com motores de 2000 cc., o dobro do DKW. Essa classificação também colocou a dupla gaúcha á frente do Departamento de Competições da Vemag, fabricante dos DKW no Brasil, que contava com grandes nomes da pilotagem,: Christian "Bino" Heins, Eugenio Martins, "Marinho" de Camargo, Eduardo Schuraccio e outras estrelas da época, e também a frente de todos os Simca's Chambord, com motores V8 de 2,3 litros. A prova era promovida pelo GEIA, Grupo Executivo da Industria Automobilística, e reservada somente para carros produzidos no Brasil.

Em 1961, em outra grande corrida da dupla de pai e filho (Karl e "Heins") vencem na categoria a segunda prova "24 Horas de Interlagos". Repetem a dose do ano anterior, vencendo o já exitoso Departamento de Competições da Vemag, chefiado e organizado por Jorge Lettty e por sua excelente equipe de pilotos e correndo em  casa, Interlagos. Na classificação geral emplacaram o 7º lugar na geral e 1º na categoria T-1.5, em uma corrida com média de velocidade muito alta.

 
1961 - Henrique, Karl e Horst - II 24 Horas II 24 Horas de Interlagos - 1961 - Henrique ao volante 1961 - 24 Horas de Interlagos - Henrique ao volante  

Os descendentes alemães foram os responsáveis pela expressiva demanda desses automóveis a partir dos anos 50. O concessionário da DKW no sul, era Karl Iwers, talentoso piloto e divulgador da marca. Detalhista e dedicado ao extremo, cercado de equipamentos apropriados (era na época o único proprietário de um dinamômetro particular no Brasil), Iwers se antecipou à própria Vemag na evolução do DKW.

Karl Ivers - Anos 50

Karl Iwers, apesar de sua aparência um pouco rude, era um homem gentil., de princípios, compreensivo e sabia lidar bem com seus cliente da oficina, e em corridas com as situações que se apresentavam.
Mostrando ser um homem aberto e compreensível, Karl abriu sua equipe e convidou alguns pilotos do Rio Grande do Sul, íntimos da marca DKW, para dividir com ele a pilotagem de seus carros. Assim Jorge Truda o acompanhou no Uruguai, em El Pinar, e na "II Mil Milhas Brasileiras"; Flavio del Mese na "III Mil Milhas Brasileiras"; o 'mestre' Diogo Ellwanger na "I 24 Horas de Interlagos" e Henrique Mutti Jr. também em El Pinar.
Constam ainda os registros de que Ebehardt Herzfeldt e Carlos José Gauer tenham pilotado seus carros.

Karl Iwers e seu filho Henrique nunca foram convidados a pilotar um carro da equipe Vemag, diferentemente de outras equipes: Simca e Willys que convidaram diversos pilotos do Rio Grande do Sul para pilotar seus carros de competição. Não creio que tenha feito falta...
Ele nem nunca recebeu apoio substancial da Vemag,às vezaes alguma pequena ajuda de Jorge Lettry, em toda sua trajetória esportiva, mesmo tendo uma agência autorizada e revendedor da marca.

Como bom alemão, era apreciador de uma boa cerveja e não raras vezes aos fins de tarde, após o expediente da oficina, reunia os amigos para saborear a bebida e ficar em infindáveis papos sobre corridas.

Infelizmente, aos 63 anos de idade, depois de ter feito milhares e milhares de quilômetros disputando corridas, até mesmo perigosas em diversas pistas, veio a encontrar a morte em um insólito e grosseiro acidente de carro, na rodovia que liga a cidade de Cachoeirinha a Gravataí, no dia 20 de julho de 1969, infelizmente não conseguiu ver um dos seus sonhos realizados, Tarumã, que só foi inaugurado em novembro do ano seguinte.

Por sua figura peculiar, por seu caráter e por tudo que significou na parte esportiva, defendendo e fazendo um pequeno DKW enfrentar adversários maiores e por vezes vencendo-os, assim como por ser um grande vencedor em sua categoria, mesmo sem querer tornou-se um ídolo. Criou na geração que se seguiu a sua, juntamente com o filho Humberto "Heinz" Iwers, uma  gama de pilotos defensores da marca DKW, cuja atuação perdura e é reverenciada até hoje por um grupo de antigos pilotos sob a bandeira dos Jurássicos. Não é a toa que se tornou conhecido como o "Papa dos DKW".
 

TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS  (Colaboração de Napoleão Ribeiro)

Data Prova Carro Classificação
25/02/1951 I Prova Porto Alegre/Capão da Canoa (RS) DKW 32 9º lugar
28/09/1952 II Circuito do Pq. Farroupilha - Porto Alegre (RS) DKW 76 2º lugar
30/11/1952 I Circuito da Metrópole - Caxias do Sul (RS) DKW 76 1º lugar
15/03/1953 I Circuito Alvorada/Bagé (RS) DKW 76 1º lugar
07/06/1953 IV Circuito Farroupilha - Porto Alegre (RS) DKW 76 2º lugar
25/10/1953 Preliminar do Cinquentenário do Grêmio - Parque Farroupilha - Porto Alegre (RS) DKW 76 8º lugar
08/11/1953 II Circuito de Bagé -Circuito do Trampolim da Fronteira (RS) DKW 76 AB
22/11/1953 II Circuito Automobilístico de Lages (SC) DKW 76 3º lugar
06/12/1953 I Circuito de Tarumã - Viamão (RS) DKW 76 1º lugar
20/12/1953 IV Circuito da Pedra Redonda - Porto Alegra (RS) DKW 76 2º lugar T-1.0
01/08/1954 I Quilômetro Lançado - Av. Farrapos - Porto Alegre (RS) DKW 76 37º e 1º na T- 1.0
15/08/1954 Prova Dr. Ernani Behs - Pq. Farroupilha - Porto Alegre (RS) DKW 76 4º lugar
24/10/1954 Prova Major Adão Jorge Fetter - Pq. Farroupilha - Porto Alegre (RS) DKW 76 2º lugar
13/02/1955 I Circuito de Canela (RS) DKW 76 5º lugar
19/06/1955 VI Circuito da Pedra Redonda - Porto Alegre (RS) DKW 76 1º lugar
21/08/1955 VII Circuito da Pedra Redonda - Porto Alegre (RS) DKW 76 2º lugar
20/11/1955 V Circuito Encosta da Serra - Novo Hamburgo (RS) DKW 76 4º lugar
26/02/1956 IV Prova Antoninho Burlamaque (RS) DKW 76 13º e 3º na TM
13/05/1956 Circuito Tapes/Camaquã (RS) DKW 76 5º lugar
18/06/1956 VIII Circuito do Pq. Farroupilha - Porto Alegre (RS) DKW 76 3º lugar
14/10/1956 II Quilômetro Lançado - Av. Farrapos - Porto Alegre (RS) DKW 76 29 e 1º na T- 1.5
24 e 25/11/1956 I Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) c/Eberhardt Herzfeldt DKW 76 24º lugar
27/01/1957 V Prova Antoninho Burlamaque (RS) DKW 76 AB
24/03/1957 I Circuito da Uva - Bento Gonçalves/Farroupilha/Bento Gonçalves (RS) DKW 76 9º lugar
28/04/1957 Quilômetro Arrancado - Praia de Belas - Porto Alegre (RS) DKW 57 16º e 1º na T- 1.0
05/05/1957 VII Circuito Encosta da Serra - Novo Hamburgo (RS) DKW 76 5º lugar
02/06/1957 II Circuito de Canela (RS) DKW 76 2º lugar
14/07/1957 VIII Circuito da Pedra Redonda - Porto Alegre (RS) DKW 76 3º lugar
25/08/1957 II Circuito de Pelotas (RS) DKW 76 3º lugar
22/09/1957 IV Circuito do Alto Taquari - Encantado/Sta. Cruz do Sul (ida e volta) (RS) DKW 76 13º e 7º na TFLA
06/10/1957 II Circuito de Novo Hamburgo – RS DKW 76 2º lugar
13/10/1957 Circuito Automobilístico 1º Centenário de Passo Fundo (RS) DKW 76 5º lugar
27/101957 I Circuito da Independência - Caxias do Sul (RS) DKW 76 2º lugar
22 e 23/11/1957 II Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) c/Jorge Truda DKW 76 12º lugar
23/03/1958 Circuito Internacional de Automobilismo do Uruguai - Piriápolis (URU) DKW 76 6º lugar
20/04/1958 1ª Etapa Campeonato Gaúcho TM - Circ. Chácara da Pedra - Porto Alegre (RS) DKW 76 1º lugar
19/10/1958 Quilômetro de Arrancada em Porto Alegre - Aeroporto de Canoas (RS) DKW 76 13º lugar
22 e 23/11/1958 III Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) c/Flavio Del Mese DKW 76 AB
21 e 23/11/1959 IV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) c/Henrique Iwers DKW 76 4º lugar
14/02/1960 VII Prova Antoninho Burlamaque (RS) DKW 36 4º lugar
23/04/1960 Prêmio Juscelino Kubitschek - Brasília (DF) DKW 66 18º e 13º na T-1.3
02 e 03/07/1960 I 24 Horas de Interlagos (SP) - c/Diogo Ellwanger DKW 9 4º lugar
23/10/1960 II 500 Quilômetros de Porto Alegre (RS) c/Henrique Iwers DKW 36 AB
26 e 27/11/1960 V Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) c/Henrique Iwers DKW 76 17º lugar
03 e 04/06/1961 II 24 Horas de Interlagos (SP) c/Henrique Iwers DKW 4 7º e 1º na T-1.5
06/08/1961 XI Circuito Encosta da Serra - Novo Hamburgo (RS) DKW 76 4º lugar
01/10/1961 I Circuito Cidade de São Jerônimo (RS) DKW 9 10º e 3º na T-1.0
29/10/1961 Circuito Cavalhada/Vila Nova (RS) DKW 76 2º lugar
25 e 26/11/1961 VI Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) c/Henrique Iwers DKW 17 13º e 3º na T-1.6
25/01/1962 I 12 Horas de Interlagos (SP) c/Henrique Iwers DKW 12 AB
06/05/1962 I 12 Horas de Porto Alegre (RS) c/Henrique Iwers DKW 9 AB
27/01/1963 I GP Estrada da Produção - Passo Fundo/Porto Alegre (RS) DKW 49 22º e 3º na T-1.3
17/02/1963 II Prova Cidade de Torres (RS) - Turismo Grupo III até 1300cc DKW 49 5º lugar
23/06/1963 II 12 Horas de Porto Alegre (RS) c/Henrique Iwers DKW 9 7º e 3º nm TB
11/08/1963 II 6 Horas de Pelotas (RS) c/Henrique Iwers DKW 9 1º lugar14/06
14/06/1964 III 6 Horas de Pelotas (RS) c/Henrique Iwers DKW 9 2º e 1º na TB
24/04/1966 IV 6 Horas de Pelotas (RS) c/Henrique Iwers DKW 9 1º lugar

Agradeço a colaboração, principalmente com imagens, de Ricardo Cunha

 
 

  
VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
Voltar à página inicial