Página acrescentada em 1 de outubro de 2025.
Marivaldo Fernandes
Nascimento: 11/12/1933 - Falecimento:
18/03/1977
 |
Acho que
1963 |
Nasceu em Santos
(SP),
filho caçula do casal José e Adelaide Fernandes, no dia 11 de
dezembro de 1933. Tinha uma irmã, mais velha (já falecida).
A paixão por carros desde cedo se
manifestava, uma tampa de panela servia de
volante e ele corria pela casa como se estivesse dirigindo.
José Fernandes (pai) era um visionário
e, no início dos anos 50, mudou-se com a mulher e os filhos para o
Guarujá, que nem de longe lembrava a selva de pedra dos dias de hoje.
A cidade tinha uma pequena empresa de
ônibus, a "Viação Guarujá", onde o patriarca investiu suas economias
e fez o negócio prosperar.
Marivaldo mostrou-se tão ou mais visionário que o pai, e ainda adolescente
já trabalhava na empresa, além de, pouco mais tarde seu pai o tornar
os filhos sócios.
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1958 - MG TC
Special |
Durante o início da juventude, o
automobilismo parecia ser uma coisa distante, foi só em 1958, com 25 aos, que Marivaldo teve seu primeiro contato
com as competições, participou de uma prova, o "II 500 Km de
Interlagos" em parceria com outro santista, Pedro Victor De Lamare.
O carro que eles utilizaram, era um MG TC Special de Pedro
Victor. Mas a primeira experiência de pista foi frustrante:
Marivaldo deu apenas uma volta (Pedro Victor deu 16
voltas). Com a quebra do carro e o abandono da dupla, Marivaldo tomou uma decisão: se fosse para correr, correria
com seu próprio carro.
No mesmo ano de 1958 veio a
conhecer uma jovem adolescente, de apenas 15 anos, chamada Vera
Maria Queiroz. e Marivaldo a
apaixonou-se pela jovem. Os dois começaram a namorar em 1959.
Pensando em casar, Marivaldo já tinha uma situação financeira
estável. O pai gostou da idéia e a mãe, dona Adelaide,
mais ainda,
Marivaldo recebeu 25% da empresa de ônibus e sua irmã, outros 25%.
Um ano antes do casamento
Marivaldo sofreu de úlcera, e na cirurgia, teve reação a
anestesia, sofreu uma parada cardíaca de mais de 3 minutos, e entrou
em coma por mais de um mês.
Marivaldo e Vera casaram-se em
1960, ele com 27 anos e ela com 17, e tiveram três filhas desse
casamento: Gisela, Maristela e Gabriela.
Esse tempo todo os planos de correr ficaram suspensos, contudo,
havia algo na alma de Marivaldo que ficara para trás
neste processo inteiro de crescimento pessoal, emocional e
financeiro: a velocidade. Era a hora de retomar o caminho das pistas
e fazer as coisas “do seu jeito”. Comprando um carro e indo para
as pistas.
Em 1963 fez três corridas entre março e abril com carros Simca,
sempre em dupla, depois, comprou uma Berlinetta Interlagos vermelha
e
estampou nela um número que seria sua marca registrada, o 45.
"- Não se trata de
simples superstição - que existe um pouco e não nego - mas também é
uma questão de simpatia. Quando comecei a correr, ganhei esse
numero. Logo no inicio notei que 45 podia ter o seguinte significado
numérico: quatro e cinco, nove. Noves fora, nada. Gostei disso e
passeia a ter muita sorte com esse numero, o que não quer disser
nada, pois se talvez usasse outro qualquer poderia ganhar corridas,
como aconteceu. Resolvi continuar com o 45, que o publico logo
passou a notar na pista e também a gostar dele, o que foi muito
importante para mim."
- Marivaldo Fernandes
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1963 -
Berlineta com Chico Landi ao volante |
A primeira corrida com sua
Berlineta foi o "II Circuito de Araraquara" (SP) em 25 de outubro de
1963, e com um bom resultado, chegou em 2º lugar.
As vitórias não demoraram, a primeira foi em parceria com
Chico Landi no "1500 Quilômetros de
Interlagos" (SP) em novembro de 1963.
Fez outras parcerias e sua segunda vitória foi novamente com
Chico
Landi, mas agora com um Porsche na prova "6 Horas de Velocidade".
Correndo ao lado de Landi, Marivaldo aprendeu muito, ele foi uma pessoa fundamental na sua formação.
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1965 - Ilha
do Fundão |
Em 1965 Marivaldo estreou na
Equipe Willys numa prova na Ilha do Fundão (RJ) com sua berlineta
mas com numero 10, chegou em 2º lugar, Wilsinho tambem da equipe
venceu.
Na “VII Mil Milhas
Brasileiras” de 1966, Marivaldo fazia dupla com
Emilio Zambello no carro
25 e Piero Gancia estava correndo em parceria com Ruggero Peruzzo no
carro 23, e após problemas com o tanque de gasolina tiveram o motor
fundido na volta 159, como a prova teria 201 voltas, Piero, como o
regulamento não previa e nem proibia, passou a dividir o outro carro
da equipe e nesse carro chegaram em 5º lugar na geral e 4º na
categoria Turismo Força Livre. O
carro 23 largou com uma dupla e chegou com um trio...
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1966 - Duas
visões do KG/Porsche |
Em 1966 no "IX Quilômetros de
Interlagos" (SP), em setembro, estava uma disputa ente ele
e Luiz Pereira Bueno e na 126ª volta Luizinho liderava com cerca
de 30 seg. de vantagem, Marivaldo vinha tirando tempo e ia
ultrapassar antes do final, só que na volta 128 (de 154 no total) o KG/Porsche passou em frente aos boxes soltando fumaça do motor e na
volta 130 abandonou com o cabeçote rachado.
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1967 - Com
Renault R8 em Petrópolis (RJ)
Sempre divulgando o Guarujá (SP) |
1967 - 12 Hs
de Interlagos - Carretera Gordini com
Pedro
Victor De Lamare |
Nos anos seguintes, Marivaldo
procurava conciliar o tempo entre os negócios e o automobilismo. Já
com duas filhas e a empresa de ônibus crescendo
 |
Comemoração
da Willys pela dobradinha |
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1969 -
Podium com Pace do
V Mil Quilômetros de Brasília |
Marivaldo chegou a disputar algumas provas pela equipe Willys, chefiada por
Luiz Antônio Greco,correndo com Alpine; Renault R8; Carretera e Mark
I com Bird Clemente, quando foi 2º
lugar na dobradinha da Willys na "Mil
Milhas" de 1966. Fez algumas provas de Fórmula Vê e passou a correr
pela equipe Jolly-Gancia e a se relacionar com com um projeto iniciando por um jovem engenheiro, Paulo Goulart, que montava motores
Porsche nos Karmann Ghia fabricados no Brasil. Este projeto veio a
se tornar a Equipe Dacon, mas Marivaldo nunca correu oficialmente
pela equipe.
Como não havia aquela coisa de
fidelidade e contrato de escuderia, diversos pilotos transitavam entre as equipes, correndo,
ora por uma, ora por outra, ele mesmo já havia feito corridas com "Pedro Jahu",
e outros, da equipe
Simca e depois fez algumas corridas pela equipe Jolly Gancia, mas não
fez dupla só com Piero Gancia ou
Emilio Zambello, mas também com o
amigo José Carlos Pace, com quem ganhou a "V Mil Quilômetros de
Brasilia" (DF) em abril e também o "II 500 Quilômetros de Salvador"
(BA) com a icônica Alfa T33 em agosto de 1969, ano em que foi "Campeão Brasileiro".
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1968-
Recebendo o Pemio Victor de 1967
Entregue por Jackie Stewart |
Ainda em 1969 após a conquista do título Brasileiro da temporada,
ele ganhou o Prêmio Victor, da Editora Abril (Revista 4 Rodas), e recebeu o troféu das mãos do campeão
mundial de Fórmula 1, Jackie Stewart.
Em 1970 vence novamente, os “1000
Quilômetros de Brasília”, dessa vez em dupla com
Emílio Zambello
numa Alfa GTA.
O “VI Mil Quilômetros de Brasília”, em abril de 1970, marcou não pela vitória, mas sim
pela forma como aconteceu.
A prova começaria à meia-noite, mas começou com 03h15m de atraso, a
cronometragem estava desorganizada, chovia, houve muitas quebras,
mas sua Alfa, seguida de um Puma, seguia firme, até que ao meio-dia,
com pouco mais de 800 Km percorridos foi dada a bandeirada com a
explicação que o seguro da prova vencia ao meio-dia e não podiam
continuar sem seguro. A bandeirada foi dada para o Puma, uma volta
atrasado mas declarado vencedor
A classificação estava toda errada, e na confusão formada Zambello e
Marivaldo recusaram-se a subir no pódio. Várias equipes protestaram
inclusive a Jolly-Gancia, e após uma demorada revisão nos mapas da
corrida, foram finalmente declarados vencedores, mas aí o secretário
da C.B.A. fez uma declaração infeliz:
“- Como o Da Matta e o Clovis
já receberam os prêmios ficam com eles, mas os pontos do campeonato
são de Zambello e do Marivaldo.”
, os troféus haviam sido entregues na pista, para a dupla do Puma!
Nesta época começou a investir em fazendas de laranja no interior
paulista, além de administrar a "Viação Guarujá" e cuidar da família,
agora com três filhas.
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1972 - Com
Emilio Zambello e Luiz Valente, veterano das carreteras |
Marivaldo e
família |
As corridas no começo dos anos 70
arrastavam multidões para Interlagos, e Marivaldo era presença certa
entre os favoritos para vencer as corridas. Contudo, nem sempre as
coisas davam certo, na volta de apresentação para as “II 12 Horas de
Interlagos” em 1970, Marivaldo perdeu o controle da Alfa T-33 na
Curva do Sol (a antiga), e bateu, partindo o carro em dois!
Felizmente não sofreu lesões graves.
Marivaldo pensou em parar de correr após o acidente, mas não
conseguiu ficar longe das pistas por muito tempo
Para substituir a T-33 acidentada compraram uma Alfa P33/3 de 400 hp,
para enfrentar o Porsche 908/2 de Luiz Pereira Bueno da Equipe
Hollywood.
Em 1974, Marivaldo
passou a disputar
provas da Divisão 3, com Maverick V8,.todas
com parceiros: Afonso Giafone; "Totó" Porto; Mario Patti; Bird e
Nilson Clemente, além de uma vitória em Goiania com
Bob Sharp.
Ainda em 1970 Marivaldo, após conversar com a família, foi para a
Inglaterra e disputou duas corridas de Fórmula Ford em Silverstone,
onde conseguiu um 4º lugar na primeira prova e abandonou a outra.
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O avião
acidentado - 1977 |
Os negócios da empresa de
ônibus e das fazendas de laranja passaram a exigir mais agilidade por
parte de Marivaldo Fernandes. Mesmo ele tendo feito algumas vezes o
trajeto Guarujá - Araraquara em 3 horas de carro, achava que de avião era a melhor solução.
Marivaldo, inicialmente tinha um
piloto, mas logo interessou-se em aprender a voar e tirou o seu
brevê. Inicialmente com um Cesna e depois com um “Sertanejo” (avião
de 6 lugares) Marivaldo se deslocava, muitas vezes enfrentando
condições adversas. Seu antigo piloto o ensinara uns “macetes” para
voar por sobre as nuvens pesadas da serra do mar, entre Santos e São
Paulo. Foi num destes vôos em condições difíceis que Marivaldo
Fernandes, no dia 18 de março de 1977, em companhia do amigo José
Carlos Pace sofreu um acidente fatal.
Marivaldo perdeu a vida (no ano em que faria 44 anos) em um acidente na região de Mairiporã,
deixando esposa e três filhas. Pace também deixou esposa e dois
filhos.
O legado que “Fiapo”, carinhoso
apelido com o qual seus colegas de pista às vezes o chamavam, devido
ao físico franzino, foi maior do que a história registra. Marivaldo
Fernandes tem seu nome eternizado em uma das ruas do Guarujá. O
ginásio poli esportivo da cidade, na Av. Santos Dumont, 420, também
leva o seu nome.
TABELA DE
PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS (Colaboração de
Napoleão
Ribeiro) |
Data |
Prova |
Carro |
Nº |
Classificação |
1958/09/07 |
II 500 Quilômetros de Interlagos (SP) c/ De Lamare |
MG TC Special |
84 |
AB (50 voltas) |
1963/02/03 |
Grande corrida de Calhambeques – Guarujá (SP) |
Dodge 1929 |
45 |
8º lugar |
1963/03/10 |
II 12 Horas de Interlagos (SP) – c/Ugo Galina |
Simca |
45 |
25º e 11º na T+1.3 |
1963/03/23 |
II 12 Horas de Porto Alegre RS) C/Jayme Silva |
Simca |
26 |
AB |
1963/04/28 |
I
12 Horas de Brasília (DF) – c/Ubaldo C. Lolli |
Simca |
45 |
2º lugar |
1963/08/25 |
II Circuito de Araraquara (SP) |
Berlineta |
45 |
2º lugar |
1963/09/01 |
3
Horas de Velocidade – Interlagos (SP) |
Berlineta |
45 |
AB (5ª volta) |
1963/09/07 |
VI 500 Quilômetros de Interlagos (SP)
|
Landi/Bianco |
45 |
5º e 1º na F.Jr |
1963/10/13 |
100 Milhas de Interlagos (SP) |
Berlineta |
45 |
2º lugar |
1963/11/10 |
1500 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/Chico Landi |
Berlineta |
45 |
1º lugar |
1963/11/24 e 25 |
I
1600 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/José Carlos Pace |
Berlineta |
45 |
16º e 6º T-1.6 |
1963/12/14 |
II 500 Milhas de Porto Alegre (RS) - c/Emilio Zambelo |
Berlineta |
45 |
5º lugar |
1964/03/14 |
Prêmio Amílcar Laurindo Ribas – Interlagos (SP) |
Berlineta |
45 |
3º lugar (Grupo 3) |
1964/04/24 |
12 Horas de Brasília (DF) c/Chico Landi |
Porsche |
45 |
3º lugar |
1964/05/10 |
I
3 Horas da Barra da Tijuca (RJ) - c/Chico Landi |
Porsche |
45 |
AB |
1964/07/20 |
6
Horas de Velocidade – Interlagos (SP) - c/Chico Landi |
Porsche |
45 |
1º lugar |
1964/09/27 |
250 Milhas de Interlagos (SP) - c/Chico Landi |
Porsche |
45 |
Quebrou |
1964/10/11 |
Prova John Kennedy – Interlagos |
Porsche |
45 |
12º lugar |
1964/10/18 |
I
GP da Guanabara – Barra da Tijuca (RJ) - c/Cacaio |
KG/Porsche |
45 |
5º lugar |
1965/03/27 |
II 1600 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/ Pedro Jahu |
Simca |
45 |
AB |
1965/04/26 |
I
12 Horas de Brasília (DF) - c/Pedro Jahu |
Simca TGT |
62 |
4º lugar |
1965/08/08 |
Campeonato Carioca (RJ) III Etapa |
Berlineta |
12 |
2º lugar |
1965/10/24 |
IV 3 Horas de Velocidade – Interlagos (SP) |
Fiatt Abarth |
45 |
AB |
1965/11/27 e 28 |
VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) - c/Emilio Zambello |
Alfa Giulia |
25 |
5º lugar |
1965/12/19 |
250 Milhas de Interlagos (SP) - c/Piero Gancia (Sentido
inverso) |
Alfa Zagato |
45 |
3º lugar |
1966/05/01 |
1000 Km de Brasília (DF) - c/ Piero Gancia |
Alfa Giulia |
23 |
1º lugar |
1966/05/28 e 29 |
III 24 Horas de Interlagos (SP) |
Alfa Giulia |
23 |
2º lugar |
1966/06/12 |
GP IV Aniversário do ACESP (Turismo acima de 1.3) |
Alfa Giulia |
27 |
4º e 1º na T+1.3 |
1966/06/12 |
GP IV Aniversário do ACESP (Turismo Força Livre) |
Fiatt Abarth |
45 |
5º lugar |
1966/09/07 |
IX 500 Quilômetros de Interlagos (SP) |
KG/Porsche |
45 |
AB |
1966/12/18 |
I
Mil Quilômetros da Guanabara (RJ) |
Alpine |
46 |
3º lugar (Vice Campeão) |
1967/03/19 |
12 Horas de Interlagos (SP) - c/ Pedro Victor De Lamare |
Carretera Gordini |
45 |
6º e 1º na TFL |
1967/06/11 |
6
Horas de Velocidade – Interlagos (SP) - c/ Bird Clemente |
Alpine |
47 |
3º lugar |
1967/06/19 |
Camp. Brasileiro F-Vê - 2ª Etapa – Jacarepaguá (RJ) |
Fitti Vê |
45 |
2º lugar |
1967/07/30 |
10º Circuito de Petropólis (RJ) |
Renault R8 |
45 |
4º e 1º na T-1.3 |
1967/08/13 |
Camp. Brasileiro F-Vê - 3ª Etapa – Jacarepaguá (RJ) |
Fitti Vê |
45 |
1º lugar |
1967/08/27 |
3
Horas de Velocidade – Interlagos (SP) |
Renault R8 |
45 |
2° lugar |
1967/09/10 |
X
500 Quilômetros de Interlagos (SP) |
Fitti Vê |
45 |
AB (problema mecânico) |
1967/10/01 |
100 Milhas de Interlagos (SP) |
Renault R8 |
45 |
4º lugar |
1967/12/02 e 03 |
IX Mil Milhas Brasileiras – Interlagos (SP) - c/Bird
Clemente |
Mark I |
22 |
2º lugar |
1968/12/08 |
II Mil Km da Guanabara – Jacarepaguá (RJ) - c/Nathaniel
Towsend |
VW Sedan TC |
87 |
3º lugar |
1969/04/19 e 20 |
V
Mil Quilômetros de Brasília/ (DF) - c/José C. Pace |
Alfa GTA |
25 |
1º lugar |
1969/07/06 |
Prova Namorados no Autódromo – Pinhais (PR) |
Alfa T33 |
33 |
1º lugar |
1969/08/10 |
II 500 Quilômetros de Salvador/BA - c/José Carlos Pace |
Alfa T 33 |
33 |
1º lugar |
1969/10/19 |
GP do Nordeste - Fortaleza (CE) - c/Luiz F. Terra Smith |
Alfa GTA |
25 |
1º lugar |
1969/12/13 e 14 |
III Mil Quilômetros da Guanabara (RJ) c/José C. Pace |
Alfa T 33 |
33 |
AB |
1970/02/01 |
1ª Etapa do Torneio BUA de F-Ford – Jacarepaguá (RJ) |
Lotus Mk61 |
4 |
7º lugar |
1970/02/08 |
2ª Etapa do Torneio BUA de F-Ford – Curitiba (PR) |
Lotus Mk61 |
4 |
2º lugar |
1970/02/15 |
3ª Etapa do Torneio BUA de F-Ford – Fortaleza (CE) |
Lotus Mk61 |
4 |
6º lugar |
1970/02/22 |
4ª Etapa do Torneio BUA de F-Ford – Jacarepaguá (RJ) |
Lotus Mk61 |
4 |
7º lugar |
1970/03/01 |
5ª Etapa do Torneio BUA de F-Ford – Interlagos (SP) |
Lotus Mk61 |
4 |
16º lugar |
1970/03/08 |
1500 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/Luiz P. Bueno |
Bino Mak II |
47 |
Manga de eixo quebrada |
1970/04/19 e 20 |
VI Mil Quilômetros de Brasília (DF) - c/Emilio Zambello |
Alfa GTA |
27 |
1º lugar |
1970/05/03 |
200 Milhas de Interlagos (SP) - c/Emilio Zambello |
Alfa GTA |
25 |
1º lugar |
1970/06/08 |
II 12 Horas de Interlagos (SP) |
Alfa T 33 |
33 |
Capotou nos treinos |
1970/11/22 e 23 |
X
Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) - c/Emilio Zambello |
Alfa GTA |
23 |
AB |
1971/03/21 |
V
12 Horas de Interlagos (SP) - c/Emilio Zambello |
Alfa GTA |
23 |
AB |
1972/04/30 |
Festival do Ronco – Interlagos (SP) |
Alfa Royale |
28 |
6º lugar |
1972/05/14 |
Corrida dos Campeões – Interlagos (SP) |
Alfa P 33 |
45 |
2º lugar |
1972/06/18 |
Prêmio Supernaftas YPF – Buenos Aires (ARG) |
Alfa P33 |
45 |
17º lugar |
1972/09/03 |
XIII 500 Quilômetros de Interlagos (SP) |
Alfa P 33 |
45 |
4º lugar |
1973/01/17 |
GP Cidade de São Paulo (Formula 3) |
ChevronB17 |
?? |
10º lugar |
1973/08/25 e 26 |
I
25 Horas de Interlagos (SP) - c/Afonso Giaffone e Antônio
Carlos “Totó” Porto |
Maverick |
5 |
4º lugar |
1973/09/09 |
XIV 500 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/Afonso Giafone |
Maverick |
45 |
3º lugar |
1973/10/28 |
200 Milhas de |interlagos (SP) - c/Mario Patti Jr. |
Maverick |
2 |
2º lugar |
1974/03/31 |
VII Mil Km de Brasília (DF) - c/Nilson Clemente |
Maverick |
1 |
7º lugar |
1974/05/25 e 26 |
II 25 Horas de Interlagos (SP) - c/Bird e Nilson Clemente |
Maverick |
45 |
AB |
1974/07/28 |
I
12 Horas de Goiânia – (GO) - c/Bob Sharp |
Maverick |
3 |
1º lugar |
1974/08/26 |
11ª Etapa do Lombard North Central British F3
Championship – Silverstone (ENG) |
March 733 |
6 |
4º lugar |
1974/09/08 |
10ª Etapa do Forward Trust British F3 Championship –
Silvestone (ENG) |
March 733 |
6 |
AB |
1974/10/06 |
6
Horas de Porto Alegra – Tarumã (RS) - c/Bob Sharp |
Maverick |
45 |
2º lugar |
|