Voltar à página inicial

Página acrescentada em  1 de outubro de 2025.
 

Marivaldo Fernandes

Nascimento: 11/12/1933  -  Falecimento: 18/03/1977

Acho que 1963

Nasceu em Santos (SP), filho caçula do casal José e Adelaide Fernandes, no dia 11 de dezembro de 1933. Tinha uma irmã, mais velha (já falecida).
A paixão por carros desde cedo se manifestava, uma tampa de panela servia de volante e ele corria pela casa como se estivesse dirigindo.

José Fernandes (pai) era um visionário e, no início dos anos 50, mudou-se com a mulher e os filhos para o Guarujá, que nem de longe lembrava a selva de pedra dos dias de hoje. A cidade tinha uma pequena empresa de ônibus, a "Viação Guarujá", onde o patriarca investiu suas economias e fez o negócio prosperar.
Marivaldo mostrou-se tão ou mais visionário que o pai, e ainda adolescente já trabalhava na empresa, além de, pouco mais tarde seu pai o tornar os filhos sócios.
 

1958 - MG TC Special

Durante o início da juventude, o automobilismo parecia ser uma coisa distante, foi só em 1958, com 25 aos, que Marivaldo teve seu primeiro contato com as competições, participou de uma prova, o "II 500 Km de Interlagos" em parceria com outro santista, Pedro Victor De Lamare. O carro que eles utilizaram, era um MG TC Special de Pedro Victor. Mas a primeira experiência de pista foi frustrante: Marivaldo deu apenas uma volta (Pedro Victor deu 16 voltas). Com a quebra do carro e o abandono da dupla, Marivaldo tomou uma decisão: se fosse para correr, correria com seu próprio carro.

No mesmo ano de 1958 veio a conhecer uma jovem adolescente, de apenas 15 anos, chamada Vera Maria Queiroz. e Marivaldo a apaixonou-se pela jovem. Os dois começaram a namorar em 1959.
Pensando em casar, Marivaldo já tinha uma situação financeira estável. O pai gostou da idéia e a mãe, dona Adelaide, mais ainda, Marivaldo recebeu 25% da empresa de ônibus e sua irmã, outros 25%.

Um ano antes do casamento Marivaldo sofreu de úlcera, e na cirurgia, teve reação a anestesia, sofreu uma parada cardíaca de mais de 3 minutos, e entrou em coma por mais de um mês.
Marivaldo e Vera casaram-se em 1960, ele com 27 anos e ela com 17, e tiveram três filhas desse casamento: Gisela, Maristela e Gabriela.
Esse tempo todo os planos de correr ficaram suspensos, contudo, havia algo na alma de Marivaldo que ficara para trás neste processo inteiro de crescimento pessoal, emocional e financeiro: a velocidade. Era a hora de retomar o caminho das pistas e fazer as coisas “do seu jeito”. Comprando um carro e indo para as pistas.

Em 1963 fez três corridas entre março e abril com carros Simca, sempre em dupla, depois, comprou uma Berlinetta Interlagos vermelha e  estampou nela um número que seria sua marca registrada, o 45.

"- Não se trata de simples superstição - que existe um pouco e não nego - mas também é uma questão de simpatia. Quando comecei a correr, ganhei esse numero. Logo no inicio notei que 45 podia ter o seguinte significado numérico: quatro e cinco, nove. Noves fora, nada. Gostei disso e passeia a ter muita sorte com esse numero, o que não quer disser nada, pois se talvez usasse outro qualquer poderia ganhar corridas, como aconteceu. Resolvi continuar com o 45, que o publico logo passou a notar na pista e também a gostar dele, o que foi muito importante para mim." - Marivaldo Fernandes

1963 - Berlineta com Chico Landi ao volante

A primeira corrida com sua Berlineta foi o "II Circuito de Araraquara" (SP) em 25 de outubro de 1963, e com um bom resultado, chegou em 2º lugar.
As vitórias não demoraram, a primeira foi em parceria com Chico Landi no "1500 Quilômetros de Interlagos" (SP) em novembro de 1963.
Fez outras parcerias e sua segunda vitória foi novamente com Chico Landi, mas agora com um Porsche na prova "6 Horas de Velocidade".
Correndo ao lado de Landi, Marivaldo aprendeu muito, ele foi uma pessoa fundamental na sua formação.

1965 - Ilha do Fundão

Em 1965 Marivaldo estreou na Equipe Willys numa prova na Ilha do Fundão (RJ) com sua berlineta mas com numero 10, chegou em 2º lugar, Wilsinho tambem da equipe venceu.
Na “VII Mil Milhas Brasileiras” de 1966, Marivaldo fazia dupla com Emilio Zambello no carro 25 e Piero Gancia estava correndo em parceria com Ruggero Peruzzo no carro 23, e após problemas com o tanque de gasolina tiveram o motor fundido na volta 159, como a prova teria 201 voltas, Piero, como o regulamento não previa e nem proibia, passou a dividir o outro carro da equipe e nesse carro chegaram em 5º lugar na geral e 4º na categoria Turismo Força Livre. O carro 23 largou com uma dupla e chegou com um trio...

1966 - Duas visões do KG/Porsche

Em 1966 no "IX Quilômetros de Interlagos" (SP), em setembro, estava uma disputa ente ele e Luiz Pereira Bueno e na 126ª volta Luizinho liderava com cerca de 30 seg. de vantagem, Marivaldo vinha tirando tempo e ia ultrapassar antes do final, só que na volta 128 (de 154 no total) o KG/Porsche passou em frente aos boxes soltando fumaça do motor e na volta 130 abandonou com o cabeçote rachado.

1967 - Com Renault R8 em Petrópolis (RJ)
Sempre divulgando o Guarujá (SP)

1967 - 12 Hs de Interlagos - Carretera Gordini com Pedro Victor De Lamare

Nos anos seguintes, Marivaldo procurava conciliar o tempo entre os negócios e o automobilismo. Já com duas filhas e a empresa de ônibus crescendo

Comemoração da Willys pela dobradinha

1969 - Podium com Pace do
V Mil Quilômetros de Brasília

Marivaldo chegou a disputar algumas provas pela equipe Willys, chefiada por Luiz Antônio Greco,correndo com Alpine; Renault R8; Carretera e Mark I com Bird Clemente, quando foi 2º lugar na dobradinha da Willys na "Mil Milhas" de 1966. Fez algumas provas de Fórmula Vê e passou a correr pela equipe Jolly-Gancia e a se relacionar com com um projeto iniciando por um jovem engenheiro, Paulo Goulart, que montava motores Porsche nos Karmann Ghia fabricados no Brasil. Este projeto veio a se tornar a Equipe Dacon, mas Marivaldo nunca correu oficialmente pela equipe.

Como não havia aquela coisa de fidelidade e contrato de escuderia, diversos pilotos transitavam entre as equipes, correndo, ora por uma, ora por outra, ele mesmo já havia feito corridas com "Pedro Jahu", e outros,  da equipe Simca e depois fez algumas corridas pela equipe Jolly Gancia, mas não fez dupla só com Piero Gancia ou Emilio Zambello, mas também com o amigo José Carlos Pace, com quem ganhou a "V Mil Quilômetros de Brasilia" (DF) em abril e também o "II 500 Quilômetros de Salvador" (BA) com a icônica Alfa T33 em agosto de 1969, ano em que foi "Campeão Brasileiro".

1968- Recebendo o Pemio Victor de 1967
Entregue por Jackie Stewart

Ainda em 1969 após a conquista do título Brasileiro da temporada, ele ganhou o Prêmio Victor, da Editora Abril (Revista 4 Rodas), e recebeu o troféu das mãos do campeão mundial de Fórmula 1, Jackie Stewart.

Em 1970 vence novamente, os “1000 Quilômetros de Brasília”, dessa vez em dupla com Emílio Zambello numa Alfa GTA.
O “VI Mil Quilômetros de Brasília”, em abril de 1970, marcou não pela vitória, mas sim pela forma como aconteceu.
A prova começaria à meia-noite, mas começou com 03h15m de atraso, a cronometragem estava desorganizada, chovia, houve muitas quebras, mas sua Alfa, seguida de um Puma, seguia firme, até que ao meio-dia, com pouco mais de 800 Km percorridos foi dada a bandeirada com a explicação que o seguro da prova vencia ao meio-dia e não podiam continuar sem seguro. A bandeirada foi dada para o Puma, uma volta atrasado mas declarado vencedor
A classificação estava toda errada, e na confusão formada Zambello e Marivaldo recusaram-se a subir no pódio. Várias equipes protestaram inclusive a Jolly-Gancia, e após uma demorada revisão nos mapas da corrida, foram finalmente declarados vencedores, mas aí o secretário da C.B.A. fez uma declaração infeliz:
“- Como o Da Matta e o Clovis já receberam os prêmios ficam com eles, mas os pontos do campeonato são de Zambello e do Marivaldo.” , os troféus haviam sido entregues na pista, para a dupla do Puma!

1967 - 500 Km de Interlagos com Fitti Vê

1969 - Prova Namorados no Autódromo - Curitiba (PR) - Alinhado, no cockpit e em ação - Venceu!

Nesta época começou a investir em fazendas de laranja no interior paulista, além de administrar a "Viação Guarujá" e cuidar da família, agora com três filhas.

1972 - Com Emilio Zambello e Luiz Valente, veterano das carreteras

Marivaldo e família

As corridas no começo dos anos 70 arrastavam multidões para Interlagos, e Marivaldo era presença certa entre os favoritos para vencer as corridas. Contudo, nem sempre as coisas davam certo, na volta de apresentação para as “II 12 Horas de Interlagos” em 1970, Marivaldo perdeu o controle da Alfa T-33 na Curva do Sol (a antiga), e bateu, partindo o carro em dois! Felizmente não sofreu lesões graves.
Marivaldo pensou em parar de correr após o acidente, mas não conseguiu ficar longe das pistas por muito tempo
Para substituir a T-33 acidentada compraram uma Alfa P33/3 de 400 hp, para enfrentar o Porsche 908/2 de Luiz Pereira Bueno da Equipe Hollywood.

08/06/1970 - Alfa T33 acidentada no treino, dividida ao meio

1972 - Alfa P33
Corrida dos campeões
1972 - Alfa P33
XIII 500 Km de Interlagos

Em 1974, Marivaldo passou a disputar provas da Divisão 3, com Maverick V8,.todas com parceiros: Afonso Giafone; "Totó" Porto; Mario Patti; Bird e Nilson Clemente, além de uma vitória em Goiania com Bob Sharp.
Ainda em 1970 Marivaldo, após conversar com a família, foi para a Inglaterra e disputou duas corridas de Fórmula Ford em Silverstone, onde conseguiu um 4º lugar na primeira prova e abandonou a outra.

O avião acidentado - 1977

Os negócios da empresa de ônibus e das fazendas de laranja passaram a exigir mais agilidade por parte de Marivaldo Fernandes. Mesmo ele tendo feito algumas vezes o trajeto Guarujá - Araraquara em 3 horas de carro, achava que de avião era a melhor solução.
Marivaldo, inicialmente tinha um piloto, mas logo interessou-se em aprender a voar e tirou o seu brevê. Inicialmente com um Cesna e depois com um “Sertanejo” (avião de 6 lugares) Marivaldo se deslocava, muitas vezes enfrentando condições adversas. Seu antigo piloto o ensinara uns “macetes” para voar por sobre as nuvens pesadas da serra do mar, entre Santos e São Paulo. Foi num destes vôos em condições difíceis que Marivaldo Fernandes, no dia 18 de março de 1977, em companhia do amigo José Carlos Pace sofreu um acidente fatal.
Marivaldo perdeu a vida (no ano em que faria 44 anos) em um acidente na região de Mairiporã, deixando esposa e três filhas. Pace também deixou esposa e dois filhos.

O legado que “Fiapo”, carinhoso apelido com o qual seus colegas de pista às vezes o chamavam, devido ao físico franzino, foi maior do que a história registra. Marivaldo Fernandes tem seu nome eternizado em uma das ruas do Guarujá. O ginásio poli esportivo da cidade, na Av. Santos Dumont, 420, também leva o seu nome.

 

TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS  (Colaboração de Napoleão Ribeiro)

Data

Prova

Carro

Classificação

1958/09/07

II 500 Quilômetros de Interlagos (SP) c/ De Lamare

MG TC Special

84

AB (50 voltas)

1963/02/03

Grande corrida de Calhambeques – Guarujá (SP)

Dodge 1929

45

8º lugar

1963/03/10

II 12 Horas de Interlagos (SP) – c/Ugo Galina

Simca

45

25º  e 11º na T+1.3

1963/03/23

II 12 Horas de Porto Alegre RS) C/Jayme Silva

Simca

26

AB

1963/04/28

I 12 Horas de Brasília (DF) – c/Ubaldo C. Lolli

Simca

45

2º lugar

1963/08/25

II Circuito de Araraquara (SP)

Berlineta

45

2º lugar

1963/09/01

3 Horas de Velocidade – Interlagos (SP)

Berlineta

45

AB (5ª volta)

1963/09/07

VI 500 Quilômetros de Interlagos (SP)

Landi/Bianco

45

5º e 1º na F.Jr

1963/10/13

100 Milhas de Interlagos (SP)

Berlineta

45

2º lugar

1963/11/10

1500 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/Chico Landi

Berlineta

45

1º lugar

1963/11/24 e 25

I 1600 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/José Carlos Pace

Berlineta

45

16º e 6º T-1.6

1963/12/14

II 500 Milhas de Porto Alegre (RS) - c/Emilio Zambelo

Berlineta

45

5º lugar

1964/03/14

Prêmio Amílcar Laurindo Ribas – Interlagos (SP)

Berlineta

45

3º lugar (Grupo 3)

1964/04/24

12 Horas de Brasília (DF) c/Chico Landi

Porsche

45

3º lugar

1964/05/10

I 3 Horas da Barra da Tijuca (RJ) - c/Chico Landi

Porsche

45

AB

1964/07/20

6 Horas de Velocidade – Interlagos (SP) - c/Chico Landi

Porsche

45

1º lugar

1964/09/27

250 Milhas de Interlagos (SP) - c/Chico Landi

Porsche

45

Quebrou

1964/10/11

Prova John Kennedy – Interlagos

Porsche

45

12º lugar

1964/10/18

I GP da Guanabara – Barra da Tijuca (RJ) - c/Cacaio

KG/Porsche

45

5º lugar

1965/03/27

II 1600 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/ Pedro Jahu

Simca

45

AB

1965/04/26

I 12 Horas de Brasília (DF) - c/Pedro Jahu

Simca TGT

62

4º lugar

1965/08/08

Campeonato Carioca (RJ) III Etapa

Berlineta

12

2º lugar

1965/10/24

IV 3 Horas de Velocidade – Interlagos (SP)

Fiatt Abarth

45

AB

1965/11/27 e 28

VII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) - c/Emilio Zambello

Alfa Giulia

25

5º lugar

1965/12/19

250 Milhas de Interlagos (SP) - c/Piero Gancia (Sentido inverso)

Alfa Zagato

45

3º lugar

1966/05/01

1000 Km de Brasília (DF) - c/ Piero Gancia

Alfa Giulia

23

1º lugar

1966/05/28 e 29

III 24 Horas de Interlagos (SP)

Alfa Giulia

23

2º lugar

1966/06/12

GP IV Aniversário do ACESP (Turismo acima de 1.3)

Alfa Giulia

27

4º e 1º na T+1.3

1966/06/12

GP IV Aniversário do ACESP (Turismo Força Livre)

Fiatt Abarth

45

5º lugar

1966/09/07

IX 500 Quilômetros de Interlagos (SP)

KG/Porsche

45

AB

1966/12/18

I Mil Quilômetros da Guanabara (RJ)

Alpine

46

3º lugar (Vice Campeão)

1967/03/19

12 Horas de Interlagos (SP)  - c/ Pedro Victor De Lamare

Carretera Gordini

45

6º e 1º na TFL

1967/06/11

6 Horas de Velocidade – Interlagos (SP) - c/ Bird Clemente

Alpine

47

3º lugar

1967/06/19

Camp. Brasileiro F-Vê - 2ª Etapa – Jacarepaguá (RJ)

Fitti Vê

45

2º lugar

1967/07/30

10º Circuito de Petropólis (RJ)

Renault R8

45

4º e 1º na T-1.3

1967/08/13

Camp. Brasileiro F-Vê - 3ª Etapa – Jacarepaguá (RJ)

Fitti Vê

45

1º lugar

1967/08/27

3 Horas de Velocidade – Interlagos (SP)

Renault R8

45

2° lugar

1967/09/10

X 500 Quilômetros de Interlagos (SP)

Fitti Vê

45

AB (problema mecânico)

1967/10/01

100 Milhas de Interlagos (SP)

Renault R8

45

4º lugar

1967/12/02 e 03

IX Mil Milhas Brasileiras – Interlagos (SP) - c/Bird Clemente

Mark I

22

2º lugar

1968/12/08

II Mil Km da Guanabara – Jacarepaguá (RJ) - c/Nathaniel Towsend

VW Sedan TC

87

3º lugar 

1969/04/19 e 20

V Mil Quilômetros de Brasília/ (DF) - c/José C. Pace

Alfa GTA

25

1º lugar

1969/07/06

Prova Namorados no Autódromo – Pinhais (PR)

Alfa T33

33

1º lugar

1969/08/10

II 500 Quilômetros de Salvador/BA - c/José Carlos Pace

Alfa T 33

33

1º lugar

1969/10/19

GP do Nordeste - Fortaleza (CE) - c/Luiz F. Terra Smith

Alfa GTA

25

1º lugar

1969/12/13 e 14

III Mil Quilômetros da Guanabara (RJ) c/José C. Pace

Alfa T 33

33

AB

1970/02/01

1ª Etapa do Torneio BUA de F-Ford – Jacarepaguá (RJ)

Lotus Mk61

4

7º lugar

1970/02/08

2ª Etapa do Torneio BUA de F-Ford – Curitiba (PR)

Lotus Mk61

4

2º lugar

1970/02/15

3ª Etapa do Torneio BUA de F-Ford – Fortaleza (CE)

Lotus Mk61

4

6º lugar

1970/02/22

4ª Etapa do Torneio BUA de F-Ford – Jacarepaguá (RJ)

Lotus Mk61

4

7º lugar

1970/03/01

5ª Etapa do Torneio BUA de F-Ford – Interlagos (SP)

Lotus Mk61

4

16º lugar

1970/03/08

1500 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/Luiz P. Bueno

Bino Mak II

47

Manga de eixo quebrada

1970/04/19 e 20

VI Mil Quilômetros de Brasília (DF) - c/Emilio Zambello

Alfa GTA

27

1º lugar

1970/05/03

200 Milhas de Interlagos (SP) - c/Emilio Zambello

Alfa GTA

25

1º lugar

1970/06/08

II 12 Horas de Interlagos (SP)

Alfa T 33

33

Capotou nos treinos

1970/11/22 e 23

X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) - c/Emilio Zambello

Alfa GTA

23

AB

1971/03/21

V 12 Horas de Interlagos (SP) - c/Emilio Zambello

Alfa GTA

23

AB

1972/04/30

Festival do Ronco – Interlagos (SP)

Alfa Royale

28

6º lugar

1972/05/14

Corrida dos Campeões – Interlagos (SP)

Alfa P 33

45

2º lugar

1972/06/18

Prêmio Supernaftas YPF – Buenos Aires (ARG)

Alfa P33

45

17º lugar

1972/09/03

XIII 500 Quilômetros de Interlagos (SP)

Alfa P 33

45

4º lugar

1973/01/17

GP Cidade de São Paulo (Formula 3)

ChevronB17

??

10º lugar

1973/08/25 e 26

I 25 Horas de Interlagos (SP) - c/Afonso Giaffone e Antônio Carlos “Totó” Porto

Maverick

5

4º lugar

1973/09/09

XIV 500 Quilômetros de Interlagos (SP) - c/Afonso Giafone

Maverick

45

3º lugar

1973/10/28

200 Milhas de |interlagos (SP) - c/Mario Patti Jr.

Maverick

2

2º lugar

1974/03/31

VII Mil Km de Brasília (DF) - c/Nilson Clemente

Maverick

1

7º lugar

1974/05/25 e 26

II 25 Horas de Interlagos (SP) - c/Bird e Nilson Clemente

Maverick

45

AB

1974/07/28

I 12 Horas de Goiânia – (GO) - c/Bob Sharp

Maverick

3

1º lugar

1974/08/26

11ª Etapa do Lombard North Central British F3 Championship – Silverstone (ENG)

March 733

6

4º lugar

1974/09/08

10ª Etapa do Forward Trust British F3 Championship – Silvestone (ENG)

March 733

6

AB

1974/10/06

6 Horas de Porto Alegra – Tarumã (RS) - c/Bob Sharp

Maverick

45

2º lugar

 


 

  
VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA

ou
Voltar à página inicial