Página acrescentada em 06 de junho de 2025.
Nilza Campos Ruschel
Nascimento: 16/10/1911 - Falecimento:
????
%20-%202.png) |
1941 |
Nilza Campos Ruschel nasceu em Venâncio Aires (RS) em 16 de outubro
de 1911.
Seu nome de solteira era Nilza
Pinto de Campos e foi filha de Amélia Pinto de Campos (nascida
Ferreira Pinto - 1891-1958) e de Manoel Mariante de Campos
(1872-1958).
Em 28 de dezembro de 1924
(aqui deve haver um engano, teria apenas 13 anos) casou-se com o médico
Armando Ruschel, com quem teve duas filhas,
Clary e Aida.
Armando era formado em Cirurgia e Clínica Ginecológica na Escola
Medico Cirúrgica de Porto Alegra (RS), mas na década de 1930,
transferiu-se para Venâncio Aires. Inicialmente trabalhou apenas em
seu consultório, mas em 1939 foi nomeado diretor sanitário (atual
diretor clínico) do Hospital São Sebastião Mártir, cargo em que
permaneceu por 20 anos.
No início do século XX o Rio
Grande do Sul transformou-se em um importante pólo do automobilismo
nacional.
Na capital do estado, Porto Alegre (RS), surgiram muitos pilotos do
automobilismo de rua, na segunda metade dos anos 1920.
Nesta época, destacou-se a presença de Nilza Campos Ruschel, que
iniciou sua carreira em 1938 (não consegui confirmação), e teve boa
presença nas competições automobilísticas de 1938 até 1941. Foi a
primeira mulher gaúcha a tornar-se piloto de automóvel, e durante
quase uma década, a única a marcar presença no automobilismo de rua
em Porto Alegre.
Foi contemporânea e adversária dos maiores nomes do automobilismo
gaúcho, como Norberto Jung, Júlio
e Catharino Andreatta, Diogo
Ellwanger, Dirceu Oliveira e Adalberto Moraes.
É possível que Nilza Ruschel tenha sido influenciada por Hellé Nice,
piloto francesa que esteve no Brasil em 1936 para participar de
competições automobilísticas no Rio de Janeiro (Circuito da Gávea),
e em São Paulo (I
Grande Prêmio Cidade de São Paulo). Hellé Nice é apontada como a pioneira
entre as mulheres no automobilismo mundial de elite, tendo disputado
mais de 70 corridas.
Fotos da
prova "Circuito Cidade de Venâncio Aires" (RS) |
 |
 |
Montagem
fotográfica com Nilza no centro - 1941 |
1941 |
|
|
Localizei no livro "Automobilismo
Gaúcho - Levantando Poeira" (Gilberto Menegaz) e também no
livro: "Automobilismo no tempo
das carreteras" (Paulo Roberto Renner & Luiz Fernando
Andreatta) uma participação de
Nilza na prova
"Circuito Cidade de Venâncio Aires" (22 de janeiro de 1939) onde chegou em 2º lugar na prova
de Força Livre, à frente do então
jovem
(quase
22 anos) estreante
Julio Andreatta
Consegui também no livro "Automobilismo
Gaúcho - Levantando Poeira" (Gilberto Menegaz) e confirmei
no livro: "Automobilismo no tempo
das carreteras" (Paulo Roberto Renner & Luiz Fernando
Andreatta) Nilza participando, em 16 de março de 1941, do
"Circuito da Charqueada", em Cachoeira do Sul, com uma barata Ford
Modelo A conversível, número 20, de quatro cilindros.
Enfrentou carros mais potentes, como Ford V8, Mercury, La Salle e
Oldsmobile., mas depois de percorrer os 150 quilômetros da prova,
conquistou um honroso quinto lugar, atrás de João Figueiredo, Iracy
Freire, Mario Dornelles e do vencedor
Norberto Jung.
Três meses depois, em 29 de junho
de 1941, no "Circuito do Cristal", em
Porto Alegre, Nilza disputou a prova na categoria standard
organizada pelo "Touring Club", pela "Associação Rio-grandense de
Volantes" (Arvo) e pela "Folha da Tarde". O resultado financeiro da
competição seria distribuído às vítimas da grande enchente que tinha
acontecido em Porto Alegre meses antes. Uma verdadeira tragédia que
resultou em 40 mil desabrigados.
Nessa prova Nilza levou um grande susto ao capotar seu Ford em
uma curva da Cavalhada. Como nada sofreu conseguiu retornar à prova e
ainda assim obteve um honroso 5º lugar. A prova foi vencida por José
Maria Almeida com Ford.
Minha fonte foi principalmente o Wikpedia e os livros supra citados,
e isso foi tudo que consegui
levantar, se alguém puder colaborar eu e os leitores agradeceremos.
TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS (Colaboração
de Ricardo Cunha) |
Data |
Prova |
Carro |
Nº |
Classificação |
22/01/1939 |
Circuito Cidade de Venâncio Aires (RS) |
Ford Mod. A |
20 |
2º lugar Cat. Força Livre |
16/03/1941 |
Circuito da Charqueada - Cachoeira do Sul
(RS) |
Ford Mod. A |
20 |
5º lugar na geral |
29/06/1941 |
Circuito do Cristal - Porto Alegre (RS) |
Ford |
20 |
5º lugar na Cat. Standard |
Obs.:
Comecei essa página tentando encontrar mais um pioneiro do automobilismo,
e nas minhas pesquisas apareceu Kitty Fabri, mas sem muita
informação
depois apareceu Venina Piquet, também
sem muitas informações |
|