|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Página acrescentada em 01 de novembro de 2025.
Amalia Salvadori di Wiesenhoff
Vallarino Gancia, mais conhecida como Lulla Gancia, era italiana,
nascida em Turim, na região de Piemonte, no dia 5 de fevereiro de
1924, filha de Isidoro Salvadori di Wiesenhoff, vice-prefeito de
Turim, e neta do conde Salvadori de Weissenhoff, do Tirol, na
Áustria. Piero Vallerino Gancia também nasceu em Turim, dois anos antes de Lulla. O bisavo dele, Carlo Gancia, em 1850 com o irmão Edoardo, fundou a vinícola Fratelli Gancia, que produzia bebidas como vinhos espumantes, além de Vermouth. Mais tarde, o espumante Asti ficou mundialmente conhecido. Piero Gancia e Lulla eram da cidade de Turim, e lá se conheceram e se casaram, em novembro de 1947, tiveram um filho, Carlo Vallarino (1950) que nasceu em Canelli, província de Asti, na Itália. Já com o primeiro filho Piero veio à América Latina (com a família) em 1951 para fabricar os produtos da Vermouth Gancia, empresa da família. Inicialmente em Montevidéu (Uruguai), onde nasceu uma de suas filhas, Eleonora, a Kika, após pouco mais de um ano, em março de 1953, vieram para o Brasil e se estabeleceram em São Paulo, onde nasceu mais uma filha, Bárbara (1957).
Em janeiro de 1962 Lulla Gancia estava na Itália para o funeral do
pai dela e quando soube que seu marido Piero havia decidido pilotar a Alfa
Romeo Giulietta em uma corrida na pista de Interlagos exclamou:
Pouco tempo depois Piero a convenceu a dar uma volta na pista de
Interlagos, e a partir
desse dia Lulla sempre acompanhou Piero nas
corridas, tomou gosto, Lulla gostou tanto da experiência, que a volta proporcionada pelo
marido despertou nela o desejo de também participar
de algumas corridas. Após umas aulas com o marido começou a correr
com um dos carros da equipe que Piero
formara no Brasil.
Além dela, também participaram Marise e Leoni, irmãs de
Cyro Cayres,
e Maria Angélica, esposa de Ubaldo César Lolli. Leoni, com um Simca,
foi a vencedora, seguida por Marise, com uma berlineta Interlagos.
Lulla, com uma Alfa Romeo Giulietta, terminou em terceiro, à frente
de Maria Angélica Lolli, Conceição Aparecida Brandi e de Edna de
Souza. Ainda em 1965 participou do “I GP Rodovia do Café”, uma prova de estrada ligando Curitiba a Apucarana, ida e volta. Não teve muita sorte, devido as fores chuvas acabou capotando no Km.56, sendo obrigada a abandonar.
Em abril de 1966, a ousada Lulla, competiu na corrida "Mil
Quilômetros de Brasília", em comemoração ao aniversário da capital
da República, formando dupla com Felice Albertini, motorista da
família e que também virou piloto ao participar de um
curso de pilotagem patrocinado por Piero Gancia, que considerava
importante para a segurança da família que o motorista tivesse a
habilidade de um piloto.
Em junho de 1966 se inscreveu para correr o "GP IV Aniversário APVC". Iria pilotar o Fiat Abarth mas uma pane elétrica logo na primeira volta a fez abandonar. Venceu Marise Cayres, irmã de Ciro Cayres e esposa de Bird Clemente, seguida de Graziela Fernandes, a única delas a seguir carreira no automobilismo.
Ela não participou mais como
pilota, mas continuou participando ativamente do automobilismo,
aqui, num clique de Kato Mercato, a vemos bandeirando a saída dos
boxes na prova "12 Horas de Interlagos" em 1967.
Ela foi
nomeada coordenadora da obra e meticulosamente cuidou dos
detalhes do projeto. Em 1981, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 passou a ser realizado no Rio de Janeiro em Jacarepaguá, onde ficou até 1989.
Neste momento Piero, que era
presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, se convenceu
que o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 deveria voltar a São
Paulo recorda Barbara. Luíza
Erundina do PT, a prefeita de São Paulo, já havia comunicado a sua intenção de construir um
Conjunto Habitacional na área de Interlagos.
Lulla Gancia morreu no Hospital
Albert Einstein, em 24 de junho de 2016, em decorrência de uma
septicemia.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||