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Rio Negro (Fernando Antonio Mafra Moreira)

Nascimento:  08/05/1936  -  Falecimento
: 20/05/1962

1962

Rio Negro era o apelido adotado por Fernando Antonio Mafra Moreira quando começou a correr de automóveis em 1960. Ele só voltou às pistas em 1962 e só é lembrado por seu acidente fatal em Interlagos, pouco se sabe dele e de sua carreira.

Essas eram as únicas fotos sobre o "Rio Negro"

Essa eram as imagens mais conhecida dele. Na Internet talvez as únicas.

Ele nasceu em 8 de maio de 1936 na cidade de Agudos (SP), filho de Ignácio Cabral Moreira e Dna. Nair Mafra Moreira. Era casado com Dna. Áurea e não teve filhos. Formou-se em técnica de contabilidade, gosta de automobilismo desde garoto e somente participou de de uma competição: uma Gincana automobilística no Guarujá. Confessa que foi bancário, ocupou posto de gerencia em uma agência do Banco Meridional, e que deixou essa profissão para se dedicar à venda de carros, abrindo uma loja na Av. General Olimpio da Silveira (SP , e que também gosta de motonautica e pratica equitação

Reportagem sobre os estreantes no "500 Quilômetros"

Em 1960 comprou de Agnaldo de Góes Filho. que tinha uma loja de carros chamada sugestivamente de "Speed" (a primeira a comercializar somente carros esportes e de corrida), uma Maserati com motor Corvete e fez sua estréia no "III 500 Quilômetros de Interlagos" em 1960 correndo em dupla com o então também jovem piloto Bird Clemente, chegaram em sexto lugar. Nesse ano só fez essa corrida e esse resultado lhe deu o décimo lugar no Campeonato Paulista na Categoria Mecânica Nacional Força Livre.

Não sei o que fez desse carro, deve ter vendido, o que se sabe é que só voltou a correr em 1962, e de Volkswagen, fez duas corridas uma com resultado ruim e outra com um segundo lugar.

Maserati/Corvete com Bird ao volante

Pedi a algum tempo atrás (antes de 2023) ajuda aos amigos Bird Clemente e Napoleão Ribeiro
O Bird, gentilmente, me enviou foto dele no carro de "Rio Negro" (assinalado na foto) num dos treinos para o "III 500 Km de Interlagos", de 1960, e também umas palavras sobre o amigo:
"- O Fernando foi um bom amigo, competente companheiro. Tive o prazer de fazer dupla com ele nos 500 quilômetros, na tal Maserati Corvette que ele comprou do Agnaldo. Ele guiava muito bem. Guardei boa lembrança dele como um bom piloto. Na foto ele está no meu lado esquerdo apoiado no carro." (Bird Clemente).
Já o Napoleão me mandou e-mail com as participações dele em provas:
"- Rio Negro estreou nos 500 Km de Interlagos em 07/09/1960, formando dupla com Bird Clemente ao volante de uma antiga Maserati Corvette, tendo conquistado o 6º lugar na geral.
Passou o restante de 1960 e o ano inteiro de 1961 sem correr, retornando ao automobilismo em 1962, tendo participado das seguintes provas:
25/01/1962 - 12 Horas de Interlagos - VW 1200 em dupla com Ari Iasi, tendo se classificado em 10º lugar.
25/02/1962 - Festival de Marcas, preliminar do Prêmio Victor Losacco, com VW 1200, ficou em 2º lugar.
25/02/1962 - Prêmio Victor Losacco (em Interlagos), com VW, ficou em 15º lugar.
20/05/1962 - Festival Automobilístico do ACESP (prova para carros esporte) - Ferrari 290/250 TR, quando sofreu o acidente fatal."

Conversa de Zoroastro e Rio Negro

A "12 Horas de Interlagos" foi disputada no dia 25 de janeiro de 1962, como parte das comemorações do Aniversário da Cidade de São Paulo. 36 carros iniciaram a prova, cuja bandeirada de largada foi data pelo então Prefeito de São Paulo, Sr. Prestes Maia.
Achei material sobre o "Rio Negro" e sua participação na prova "12 Horas de Interlagos", na revista 4 Rodas, que mostra um dialogo entre ele e o piloto Zoroastro Avon, que trabalhava na Simca do Brasil e já havia feito duas corridas e uma subida de montanha com carros Simca, mas que nessa prova correu com o DKW Vemag do "Áquila" (Sergio Medeiros), chegando em 12º lugar na geral e em 6º na categoria. Depois dessa prova ele voltou aos carros Simca. "Rio Negro" correu em dupla com Ari Iasi com Volkswagen e chegou em 10º lugar na geral.

Lancha de Rio Negro na represa Eldorado

Fernando tinha uma lancha na represa de Eldorado, e foi pra lá em 17 de fevereiro de 1962 com 4 amigos, pelo menos um do automobilismo, Adalberto Iasi, irmão de parceiro dele na "12 Horas", e foram na "Boate Oásis" se divertirem e depois, com três "pastoras" de uma escola de samba que se exibia na boate, saíram na madrugada de sábado para domingo e foram para a lancha afim de continuar a diversão, foi quando aconteceu a tragédia: foram todos jogados na água. Dentre os oito ocupantes, três morreram afogados. Um amigo dele e duas das "pastoras".

Era uma semana exata antes da segunda corrida preliminar do Prêmio Victor.
Como preliminares foram realizadas corridas divididas por marcas e modelos dos carros fabricados no Brasil, que recebeu o título de “Festival de Marcas”. Ele pode participar pois a policia classificou como acidente o ocorrido na represa. Correu na bateria de VW, terminou em 2º lugar.
No mesmo dia participou do "Prêmio Victor Losacco", onde só os melhores de cada marca alinharam para uma largada única, ai ele chegou em 15ºlugar

Em maio de 1962, na realização da prova "Festival Automobilístico do ACESP" ele pediu para Agnaldo de Goes Filho um carro emprestado para participar, já que Agnaldo não poderia participar.
A terceira corrida era destinada aos carros da categoria “Sport” e dos quatro inscritos, apenas três estavam no autódromo para a largada, o que faria com que a prova fosse cancelada. Foi então que, se aproveitando do fato da Ferrari 290/250TR estar no autódromo, “Rio Negro”, solicitou a Aguinaldo, o proprietário, que permitisse ele participar da prova, apenas para completar o grid,
pois só haviam 3 carros inscritos e o mínimo para a largada eram 4, e com isso permitir a realização da corrida.

Grid de largada da fatídica prova

Nas vésperas do "Festival Automobilístico do ACESP", em maio, Agnaldo quebrou o braço jogando futebol, outra de suas paixões, e foi para a fazenda em Ribeirão Preto, lá recebeu um telefonema do piloto "Rio Negro" pedindo a Ferrari emprestada,  Aguinaldo relutou, mas diante da insistência, disse:
“- Tá, faça então a largada, entra nos boxes e deixa os três correrem”.
Conseguido o carro, ele arrogantemente declarou:
"- Chegou a minha hora de vencer uma corrida. Vejam só: Camillo tem um Porsche de apenas 1600cc, Eduardo Celidonio tem uma Ferrari, mas ela só tem um motor de 2000cc. O único competidor forte será Celso, com uma Maserati de 3000cc, potência semelhante à minha Ferrari."
O próprio Camillo Christofaro foi outro a manifestar preocupação, disse que: "... estar ao volante de um carro daqueles já era suficiente para inspirar pavor a muitos pilotos experientes, quanto mais a um novato..."

A parte dianteira, ou o que sobrou dela

Celso Lara Barberis passa ao lado do corpo de "Rio Negro"

“Rio Negro” acabou se empolgando e resolveu dar pelo menos mais uma volta, e ao contornar a curva 1 (da pista antiga) perdeu o controle do carro, saiu da pista e se chocou, de lado, contra os eucaliptos que ficavam ali. O carro se dividiu ao meio e o piloto foi atirado fora do mesmo, já sem vida, e o  corpo ficou estendido à beira da pista, coberto por um lençol até o final da corrida, numa cena no mínimo macabra,  Mas a corrida prosseguiu, com Celso Lara Barberis tomando a ponta para vencer com dois segundos de vantagem para Camillo Christófaro, mas isso não é tudo, houve mais uma corrida depois dessa, destinada aos carros da Mecânica Nacional, que foi disputada sem nenhuma empolgação, com pilotos e presentes bastante abalados com a morte do piloto “Rio Negro”, que permanecia ao lado da pista

.Eduardo Celidonio que correu nessa prova disse:
"
- Eu vinha atrás dele, quase no vácuo, com outra Ferrari Testa Rossa. Naquele modelo, a Ferrari instalou o acelerador no meio da pedaleira. Pude ver com clareza que, ao nos aproximarmos da Curva 1, ele aliviou o pé do acelerador, e em seguida, o pressionou de novo, acreditando, acho eu, se tratar do freio, já que o pedal do meio, normalmente, é o do freio."

Faleceu com 26 anos de idade. Segundo diversos ex-pilotos da época, seu corpo não pôde ser removido pois dependia de perícia técnica, e o programa consistia de quatro provas, alem dessa faltava mais uma

Ao consultar o blog "Histórias que Vivemos", do nosso amigo Rui Amaral, vi que tinha uma foto da largada dessa prova, enviada pelo meu amigo Romeu Nardini, acompanhando esse e-mail:
"Rui essas fotos que mandei, são do dia 20/05/62. Nessa prova morreu o piloto Rio Negro, que partiu ao meio ao bater nos eucaliptos da curva 1, a Ferrari 290MM, que era do Agnaldo de Góes. Na foto 2 além do Camilo, estão o Rio Negro ao lado do Porsche 550,#8A, atrás o Celso L. Barberis, com a Maserati #28 e ao lado dele o Celidonio com outra Ferrari #66."
- Romeu Nardini.

No blog o Rui deixa o seguinte pensamento: 
"- Sobre o acidente já ouvi tantas histórias. Histórias de amigos mais velhos e que correram em outras categorias no mesmo dia.
Uma delas que é factível; Agnaldo não poderia correr por motivos outros, cedeu a Ferrari ao Rio Negro apenas para completar o grid de quatro carros, o mínimo para uma largada. E que o combinado foi que ele largasse e desse apenas uma volta, para em seguida abandonar.
Outra, conta que a Ferrari tinha a pedaleira com os pedais de freio e embreagem invertidos, e ao frear para a curva Um ele havia cometido algum engano. O certo é que na verdade a Ferrari, um verdadeiro carro de corrida, complicado de pilotar. Diferencial autoblocante, cambio seco, as marchas não eram sincronizadas, e por aí vai."

Um excelente resumo da Revista 4 Rodas sobre a corrida de "Rio Negro"

 

TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS  (Colaboração de Napoleão Ribeiro)

Data

Prova

Carro

Classificação

07/09/1960 500 Quilômetros de Interlagos (SP) -  c/ Bird Clemente Maserati Corvette 51 6º lugar
25/01/1962 12 Horas de Interlagos (SP) -  c/Ari Iasi VW 1200 8 10º lugar.
25/02/1962 Festival de Marcas, preliminar do Prêmio Victor Losacco VW 1200 8 2º lugar
25/02/1962 Prêmio Victor Losacco - Interlagos (SP) VW 1200 8 15º lugar.
20/05/1962 Festival Automobilístico do ACESP (prova para carros esporte) - Ferrari 290/250 TR 41 ACIDENTE FATAL

 


 

  
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