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Roberto Dal Pont

Nascimento: 02 de dezembro de 1940  -  Falecimento: 05/03/2009

Anos 60
Equipe Vemag

Paulistano, nascido no bairro do Pacaembu em 2 de dezembro de 1940, era filho de um comerciante e, por um período, trabalhou com o pai. Cedo, ainda estudante, estudou administração de empresas pela FGV, em 1964, começou a participar de rallyes de regularidade com seu carro, um DKW Vemag,
Roberto Bonotto Dal Pont, seu nome de batismo, logo passou para Roberto Dal Pont no meio automobilístico. até que em 1962 (com 21 anos) resolveu se inscrever, em dupla com o amigo Sérgio Micheloni, nas primeiras “12 Horas de Interlagos”, só para conhecer. Foi o suficiente, o vírus da velocidade o pegou, fez mais 3 provas, inclusive uma em Araraquara (SP) obtendo resultados razoáveis para um novato.

Ano seguinte formou com quatro amigos: Nilo de Barros Vinhaes, Sergio Micheloni , “Zé Peixinho” (José dos Santos Filho) e O'Hara (Flodoardo Arouca): a equipe “Tô-aí”, com dois carros, o seu e o de Nilo, para disputar a segunda edição da prova “12 Horas de Interlagos” (1963). Foram quatro pilotos se revezando ao volante dos dois carros, ambos DKW.
Mas antes, como equipe, participaram da prova “500 Milhas de Interlagos” (1962), em trio.
Continuou participando de provas e na “3Horas de Velocidade” seu desempenho mereceu uma nota nos jornais:

“A atuação do DKW nº 16, pilotado por Roberto Dal Pont, foi destacada, tendo o mesmo, até a 25ª volta oferecido resistência ao Willys  Interlagos 22 conduzido pelo volante Wilson Fittipaldi Jr.  que se mantinha na 3ª colocação.”

Até que em março de 1964 colocou três carburadores e se inscreveu no "GP Rogê Ferreira" na categoria Força Livre, peitando carreteras com o dobro de potência de seu DKW 1080cc., e não fosse uma quebra na suspensão teria chegado numa classificação melhor que o 4° Lugar conseguido.

Ainda em 64, venceu a prova "! Mil Quilômetros de Interlagos" em dupla com Eduardo Scuracchio, apesar de seu carro ter falhado na largada e largando em último portanto. Essa vitória mereceu um troféu especial vindo da Alemanha pois foi a primeira da marca em uma prova de longa duração.  Seu DKW não era oficial, era particular.
Recebeu indicação para o Prêmio Victor, da Revista 4 Rodas, como melhor piloto da Cat. Turismo Grupo 1, mas quem levou foi Bird Clemente.

1964 - Mil Km de Interlagos, vitória!

Jornal

Após essa prova, em 65, passou a correr pela "Equipe Vemag", onde correu por dois anos, até sua dissolução.
Para o "GP Rodovia do Café", Curitiba-Apucarana-Curitiba, (
15/08/1965) a Vemag levou três Malzonis: Marinho, Lameirão e Scuracchio, além de Belcar's para Roberto Dal Pont (o de nº 34) e Anisio Campos.

Carretera DKW Vinhaes - 1965

Também correu a “VIII Milhas Brasileiras” de 1965 com o protótipo "DKW Vinhaes", conhecido nas arquibancadas como o "DKW Pé-na-Bunda" pois tinha a traseira cortada.

Na “III 24 Horas de Interlagos” (1966) tem uma nota no “Jornal do Brasil( RJ) lamentando:

“...O carro de Scurachio e Dal Pont chegou a aparecer bem durante a neblina, quando Roberto Dal Pont o conduziu de forma excelente. Inexplicavelmente, entretanto, Jorge Lettry deixou que Eduardo Scurachio, que fazia mais de um minuto por volta, que seu
companheiro dirigisse três horas seguidas, o que fez que a dupla se atrasasse bastante...”

IV Etapa Camp. Paulista – 12/06/1966 Anos e anos passados
Norman Casari e Dal Pont

III 24 Horas de 1966 (28 e 29/05/1966)

Desfeita a equipe Vemag, seus integrantes montaram a "Equipe Brasil" e por essa equipe correu apenas uma prova, pois a equipe durou apenas duas provas.

Ilustração do Mauricio Moraes
(mesmo carro com numeração do Marinho)

Com essa equipe os pilotos tiveram que arcar com as despesas de combustíveis, pneus, alimentação, etc..., a Vemag cedeu carros, material e apoio logístico, além de um chefe de equipe, o braço direito de Jorge Lettry, Miguel Crispim Ladeira,
A Equipe Brasil inscreveu cinco carros para a corrida, 3 Malzoni e 2 carreteras. Dal Pont, ficou com a carretera nº 11 (de teto baixo) em parceria com Pedro Victor De Lamare, embora não tenham terminado em posições de topo.

Fez duas provas com a carretera "Mickey Mouse" do "Volante 13" (Flodoardo Arouca), que a havia comprado da extinta "Equipe Brasil", uma em Interlagos "IX Mil Milhas Brasileiras" em 1967e a outra "II Mil Quilômetros da Guanabara", 1968, em Jacarepaguá (RJ).

Ele era conhecido por seu estilo limpo de pilotagem, especialmente em condições de chuva, e era descrito como um "gentleman" das pistas, alto e grandalhão (o que o fazia sofrer para caber em carros pequenos como o DKW). Sua carreira reflete o espírito do automobilismo brasileiro da época, com ênfase em provas de endurance e veículos nacionais
Depois da prova “Mil Quilômetros da Guanabara” em 1968 ele deu uma parada (não sei o motivo) e retornou em 1970 correndo com Ford Corcel em parceria com José Augusto Gontijo duas provas longas.
Em seguida passou a correr com os BMW da "Equipe CEBEM" de Agnaldo de Araujo Goes Filho, mas fechou o ano de 1970 correndo o “Torneio Ford Corcel,” uma prova em Interlagos e a outra em Jacarepaguá, abandonou as duas.

V 12 Horas de Interlagos com Jan Balder

Logo após o “Torneio Ford Corcel” ele fez parceria com Jan Balder pra correr a a ‘V 12 Horas de Interlagos”, com o BMW 2002 TI, abandonaram.
“- Tive a honra de fazer dupla com ele em uma “12 Horas de Interlagos” (1971) quando dividimos um BMW 2002. Pilotava limpo e na chuva era um demônio, ótimo bota.” Jan Balder

1973 - I 25 Horas de Interlagos

Correu com a ex-dupla da Simca: Jayme Silva e José Fernando Lopes Martins (o “Tôco”) a “I 25 Horas de Interlagos” (SP) em 25 e 26/08/1973, com um carro Dodge Charger de nº 1, mas não foram felizes, abandonaram por quebra.
Depois só voltou a correr em 74 na segunda edição dessa mesma prova, uma folga de um ano, mas com um Ford Maverick V8 tendo como parceiros, Luiz Landi/Dante de Camillo. Abandonaram de novo.

No segundo semestre de 1974 passou a correr com um carro da Divisão 1 abaixo de 3.0, Dodge 1800, e logo em agosto venceu a prova “Itacolomy 500 Quilômetros de Interlagos” em parceria com Dante de Camilo num Dodge 1800 de n° 76.

BMW Esquife - 6 Horas de Interlagos- 1971 Dodge Charger - I 25 Horas de Interlagos - 1973 Ford Maverick - II 25 Horas de Interlagos - 1974 Dodge 1800 - Itacolomy 500 - Turismo Divisão 1 - 1974

Correu com Dodge (Charger e 1800) e também com Ford Maverick da equipe de Chico e Luiz Landi, até 1977 quando parou de correr. Essa interrupção durou cinco anos, até ser convidado a participar das “Mil Milhas” de 83 e 84 pela "Equipe JoBi" dos irmãos Spinelli.
Uma das equipes mais fortes da Stock Car no início dos anos 80 era a Jobi, de propriedade dos irmãos Walter e Waltemir, também pilotos. apelidados de "Marechal" e "Bolão"

Classificação 1983 Chevette em 1984 II 1600 Km 1965 ou VIII Mil Milhas 1966 as duas vezes que usou o nº 11

Após essas duas provas encerrou definitivamente sua carreira.
Formado em Administração de Empresas, profissionalmente sempre trabalhou nessa área, automobilismo era praticado apenas por prazer, nunca exerceu atividade nenhuma ligada aos automóveis ou ao automobilismo.

Roberto Dal Pont faleceu em 05/03/2009, aos 68 anos e 3 meses, de um aneurisma na aorta.
Deixou viúva, Dna. Helena, um filho também chamado Roberto Dal Pont, que seguiu carreira como piloto, e uma neta.
 

TABELA DE PARTICIPAÇÕES E RESULTADOS  (Colaboração de Napoleão Ribeiro)

Data Prova Carro Classificação
25/01/1962 I 12 Horas de Interlagos (SP) c/Sérgio Micheloni DKW Vemag 16 16º e 9º na T-1.3
19/08/1962 I Circuito de Araraquara - Turismo G-III DKW Vemag 31 5º e 3º na T-1.0
02/09/1962 I 3 Horas de Velocidade DKW Vemag 16 26º e 12º na T-1.3
08/12/1962 I 500 Milhas de Interlagos c/Nilo Vinhaes/Sérgio Micheloni DKW Vemag 20 9º e 3º na T-1.0
10/03/1963 II 12 Horas de Interlagos c/Sérgio Micheloni/Nilo Vinhaes/O'Hara DKW Vemag 16 10º e 5º na T-1.3
10/03/1963 II 12 Horas de Interlagos c/Sérgio Micheloni/Nilo Vinhaes/O'Hara DKW Vemag 20 17º e 9º na T-1.3
25/08/1963 II Circuito de Araraquara - Turismo Grupo III DKW Vemag 16 AB
01/09/1963 II 3 Horas de Velocidade DKW Vemag 16 4º lugar
24/11/1963 I 1600 Quilômetros de Interlagos (SP) c/Luiz Carlos Sansone DKW Vemag 16 12º e 4º na T-1.6
08/03/1964 I Prêmio Rogê Ferreira - TFL -  Interlagos (SP) DKW Vemag 16 4º lugar
19/07/1964 I 6 Horas de Interlagos (SP) c/Eduardo Scuracchio DKW Vemag 16 20º e 15º na T-1.6
15/08/1964 I Mil Quilômetros de Interlagos (SP) c/Eduardo Scuracchio DKW Vemag TC 16 1º lugar
27 e 28/03/1965 II 1600 Km de Interlagos (SP) c/Eduardo Scuracchio DKW Vemag TC 11 21º e 13º na TFL-1.6
20/06/1965 II 6 Horas de Interlagos (SP) DKW Vemag 38 13º e 7º na T-1.0
08/08/1965 V Circuito de Piracicaba (Prova Humberto D'Abrosso) DKW Vemag 38 12º e 4º na T-1.3
15/08/1965 I GP Rodovia do Café - Curitiba-Apucarana-Curitiba/PR DKW Vemag 38 AB
27 e 28/11/1965 VII Mil Milhas Brasileiras (SP) c/Nilo de Barros Vinhaes DKW Vinhaes 20 24º e 13º na T-1.3
28 e 29/05/1966 III 24 Horas de Interlagos (SP) c/Eduardo Scuracchio DKW Vemag 73 14º e 6º na T-1.3
12/06/1966 GP IV Aniversário APVC - Grupo III e Protótipos DKW Malzoni IV 17 6º e 5º na PT
18 e19/11/1966 VIII Mil Milhas Brasileiras (SP) c/Pedro Victor De lamare DKW Vemag TC 11 21º e 6º na TFL-1.3
02 e 03/12/1967 IX Mil Milhas Brasileiras (SP) c/Volante 13 DKW Vemag MM 13 5º PT/GT
08/12/1968 II Mil Km da Guanabara (RJ) c/Volante 13 DKW Vemag MM 18 11º e 9º na PCBA
23 e 24/05/1970 IV 24 Horas de Interlagos (SP) c/José Augusto Gontijo Ford Corcel 96 11º e 6º na D3-1.6
14/06/1970 IV 12 Horas de Interlagos - c/José Augusto Gontijo Ford Corcel Bino 16 AB
07/09/1970 XI 500 Km de Interlagos (SP) BMW 2002 TI 8
11/10/1970 4 Horas de Velocidade de Curitiba Sport/Protótipos BMW 2002 TI 8 AB
22 e 23/11/1970 X Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) c/Edgard Vaz BMW 2002 TI 8 AB
29/11/1970 Etapa do Torneio Ford Corcel - Interlagos (SP) Ford Corcel 25 AB
06/12/1970 2ª Etapa do Torneio Ford Corcel - Jacarepaguá (RJ) Ford Corcel 25 AB
21/03/1971 V 12 Horas de Interlagos (SP) - c/Jan Balder BMW 2002 TI 8 AB
04/07/1971 IV 6 Horas de Interlagos (SP) - c/Otto Willy Jordan BMW 2000 Spyder 8 23º e 13º na D5/6
15/08/1971 250 Milhas de Interlagos - GP Shopping Center Iguatemi BMW 2000 Spyder 8 31º e 5º na D6
07/09/1971 XII 500 Km de Interlagos (SP) BMW 2002 TI 8 AB
25 e 26/08/1973 I 25 Horas de Interlagos c/Jayme Silva/José Francisco Martins (o Toco) Dodge Charger 1 AB
25 e 26/05/1974 II 25 Horas de Interlagos (SP) - c/Luiz Landi/Dante de Camillo Ford Maverick 14 AB
04/08/1974 Itacolomy 500 - Turismo Divisão 1 - c/Dante de Camillo Dodge 1800 76 1º lugar
25/08/1974 Uma Hora de Velocidade - Interlagos (SP) Dodge 1800 76 43º e 4º na D1-3.0
15/09/1974 12ª Etapa do Campeonato Paulista de Turismo Div. 1 Dodge 1800 76 11º e 1º na D1-3.0
16/03/1975 1ª Etapa do Paulista de Turismo D-1 acima de 1600cc - Interlagos (SP) Maverick 1 8° Lugar
20/04/1975 XI Mil Quilômetros de Brasília/DF - c/Luiz Landi Maverick 24 8° e 7° na T+3.0
18/05/1975 6 Horas de Interlagos (Itacolomy 500) Brasileiro D-1 Maverick 27 7° Lugar
13/07/1975 4ª Etapa do Paulista de Turismo D-1 acima de 1600cc - Interlagos (SP) Maverick 1 3° Lugar
20/07/1975 Prova da Amizade - Turismo D-1 Interlagos (SP) - c/Luiz Landi Maverick  24 5° Lugar
27/07/1975 II 12 Horas de Goiânia - 3ª do Brasileiro de D-1 - (GO) c/Luiz Landi Maverick 18 30° e 15° na T+ 3.0
07/09/1975 6ª Etapa do Paulista de Turismo D-1 acima de 1600cc - Interlagos (SP) Maverick 8 5° Lugar
07/12/1975 7ª Etapa do Paulista de Turismo D-1 acima de 1600cc - Interlagos (SP) Maverick 8 8º Lugar
28/08/1977 Brasileiro de Turismo D-1 - Jacarepaguá (RJ) Maverick 20 6º Lugar
29 e 30/01/1983 XIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos - c/Valcyr Spinelli e Valdemir Spinelli Opala 5
22/01/1984 XIV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) - c/Valcyr Spinelli/Valter Spinelli Chevette 68 25°

 

 


 

  
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