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Anos 60
Equipe Vemag |
Paulistano, nascido no bairro do Pacaembu em 2 de dezembro de
1940, era filho de um comerciante e, por um período, trabalhou
com o pai. Cedo, ainda estudante, estudou administração de
empresas pela FGV, em 1964, começou a participar de rallyes de
regularidade com seu carro, um DKW Vemag,
Roberto Bonotto Dal Pont, seu nome de batismo, logo passou para
Roberto Dal Pont no meio automobilístico. até que em 1962 (com
21 anos) resolveu se inscrever, em dupla com o amigo Sérgio
Micheloni, nas primeiras “12 Horas de Interlagos”, só para
conhecer. Foi o suficiente, o vírus da velocidade o pegou, fez
mais 3 provas, inclusive uma em Araraquara (SP) obtendo
resultados razoáveis para um novato.
Ano
seguinte formou com quatro amigos:
Nilo de Barros
Vinhaes, Sergio Micheloni , “Zé Peixinho” (José dos Santos
Filho) e O'Hara
(Flodoardo
Arouca): a equipe “Tô-aí”, com dois carros, o seu e o de
Nilo, para disputar a segunda edição da prova
“12 Horas de Interlagos” (1963). Foram quatro pilotos se
revezando ao volante dos dois carros, ambos DKW.
Mas antes, como equipe, participaram da prova “500 Milhas de
Interlagos” (1962), em trio.
Continuou participando de provas e na “3Horas de Velocidade” seu
desempenho mereceu uma nota nos jornais:
“A atuação do DKW nº 16, pilotado por Roberto Dal Pont, foi
destacada, tendo o mesmo, até a 25ª volta oferecido resistência
ao Willys Interlagos 22 conduzido pelo volante Wilson Fittipaldi Jr.
que se mantinha na 3ª colocação.”
Até que
em março de 1964 colocou três carburadores e se inscreveu no "GP Rogê
Ferreira" na categoria Força Livre, peitando carreteras com o
dobro de potência de seu DKW 1080cc., e não fosse uma quebra na
suspensão teria chegado numa classificação melhor que o 4° Lugar
conseguido.
Ainda em
64, venceu a prova "! Mil Quilômetros de Interlagos" em dupla
com Eduardo Scuracchio, apesar de seu carro ter falhado na
largada e largando em último portanto. Essa vitória mereceu um
troféu especial vindo da Alemanha pois foi a primeira da marca
em uma prova de longa duração. Seu DKW não era oficial, era
particular.
Recebeu indicação para o Prêmio Victor, da Revista 4 Rodas, como
melhor piloto da Cat. Turismo Grupo 1, mas quem levou foi Bird
Clemente.
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1964 -
Mil Km de Interlagos, vitória! |
Jornal |
Após essa
prova, em 65, passou a correr pela "Equipe Vemag", onde correu
por dois anos, até sua dissolução.
Para o "GP Rodovia do Café",
Curitiba-Apucarana-Curitiba, (15/08/1965)
a Vemag levou três Malzonis: Marinho, Lameirão e Scuracchio,
além de Belcar's para Roberto Dal Pont (o de nº 34) e Anisio
Campos.
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Carretera DKW Vinhaes - 1965 |
Também
correu a
“VIII
Milhas Brasileiras” de 1965
com o protótipo "DKW Vinhaes", conhecido nas arquibancadas como o "DKW
Pé-na-Bunda" pois tinha a traseira
cortada.
Na “III
24 Horas de Interlagos” (1966) tem uma nota no “Jornal do
Brasil( RJ) lamentando:
“...O carro de Scurachio e Dal Pont chegou a aparecer bem
durante a neblina, quando Roberto Dal Pont o conduziu de forma
excelente. Inexplicavelmente, entretanto, Jorge Lettry deixou
que Eduardo Scurachio, que fazia mais de um minuto por volta, que
seu companheiro dirigisse
três horas seguidas, o que fez que a dupla se atrasasse
bastante...”
Desfeita
a equipe Vemag, seus integrantes montaram a "Equipe Brasil" e
por essa equipe correu apenas uma prova, pois a equipe durou
apenas duas provas.
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Ilustração do Mauricio Moraes
(mesmo carro com numeração do Marinho) |
Com essa
equipe os pilotos tiveram que arcar com as despesas de
combustíveis, pneus, alimentação, etc..., a Vemag cedeu carros,
material e apoio logístico, além de um chefe de equipe, o braço
direito de Jorge Lettry,
Miguel Crispim Ladeira,
A Equipe Brasil inscreveu cinco carros para a corrida, 3 Malzoni
e 2 carreteras. Dal Pont, ficou com a carretera nº 11 (de teto
baixo) em parceria com Pedro Victor De Lamare, embora não tenham
terminado em posições de topo.
Fez duas
provas com a carretera "Mickey Mouse" do "Volante 13" (Flodoardo
Arouca), que a havia comprado da extinta "Equipe Brasil", uma em
Interlagos "IX Mil Milhas Brasileiras" em 1967e a outra "II Mil
Quilômetros da Guanabara",
1968,
em
Jacarepaguá (RJ).
Ele era conhecido
por seu estilo limpo de pilotagem, especialmente em condições de
chuva, e era descrito como um "gentleman" das pistas, alto e
grandalhão (o que o fazia sofrer para caber em carros pequenos
como o DKW). Sua carreira reflete o espírito do automobilismo
brasileiro da época, com ênfase em provas de endurance e
veículos nacionais
Depois da prova “Mil Quilômetros da Guanabara” em 1968 ele deu
uma parada (não sei o motivo) e retornou em 1970 correndo com
Ford Corcel em parceria com José Augusto Gontijo duas provas
longas.
Em seguida passou a correr com os BMW da "Equipe CEBEM" de
Agnaldo de Araujo Goes Filho,
mas fechou o ano de 1970 correndo o “Torneio Ford Corcel,” uma
prova em Interlagos e a outra em Jacarepaguá, abandonou as duas.
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V 12
Horas de Interlagos com Jan Balder |
Logo após
o “Torneio Ford Corcel” ele fez parceria com
Jan Balder pra correr a a ‘V 12
Horas de Interlagos”, com o BMW 2002 TI, abandonaram.
“- Tive a honra de
fazer dupla com ele em uma “12 Horas de Interlagos” (1971)
quando dividimos um BMW 2002. Pilotava limpo e na chuva era um
demônio, ótimo bota.”
Jan
Balder
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1973 - I
25 Horas de Interlagos |
Correu
com a ex-dupla da Simca: Jayme Silva
e José Fernando Lopes Martins (o
“Tôco”) a “I 25 Horas de Interlagos” (SP) em 25 e
26/08/1973, com um carro Dodge Charger de nº 1, mas não foram
felizes, abandonaram por quebra.
Depois só voltou a correr em 74 na segunda edição dessa mesma
prova, uma folga de um ano, mas com um Ford Maverick V8 tendo
como parceiros, Luiz Landi/Dante de Camillo. Abandonaram de
novo.
No
segundo semestre de 1974 passou a correr com um carro da Divisão
1 abaixo de 3.0, Dodge 1800, e logo em agosto venceu a prova
“Itacolomy 500 Quilômetros de Interlagos” em parceria com Dante
de Camilo num Dodge 1800 de n° 76.
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BMW
Esquife - 6 Horas de Interlagos- 1971 |
Dodge Charger - I 25 Horas de Interlagos - 1973 |
Ford
Maverick - II 25 Horas de Interlagos - 1974 |
Dodge
1800 - Itacolomy 500 - Turismo Divisão 1 - 1974 |
Correu
com Dodge (Charger e 1800) e também com Ford Maverick da equipe
de Chico e Luiz Landi, até 1977 quando parou de correr. Essa
interrupção durou cinco anos, até ser convidado a participar das
“Mil Milhas” de 83 e 84 pela "Equipe JoBi" dos irmãos Spinelli.
Uma das equipes mais fortes da Stock Car no início dos anos 80
era a Jobi, de propriedade dos irmãos Walter e Waltemir, também
pilotos. apelidados de "Marechal" e "Bolão"
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Classificação 1983 |
Chevette
em 1984 |
II 1600 Km
1965
ou VIII Mil Milhas 1966 as duas vezes que usou o nº 11 |
Após
essas duas provas encerrou definitivamente sua carreira.
Formado em Administração de Empresas, profissionalmente sempre
trabalhou nessa área, automobilismo era praticado apenas por
prazer, nunca exerceu atividade nenhuma ligada aos automóveis ou
ao automobilismo.
Roberto
Dal Pont faleceu em 05/03/2009, aos 68 anos e 3 meses, de um aneurisma na aorta.
Deixou viúva, Dna. Helena, um filho também chamado Roberto Dal
Pont, que seguiu carreira como piloto, e uma neta.
TABELA DE PARTICIPAÇÕES E
RESULTADOS (Colaboração de
Napoleão Ribeiro) |
Data |
Prova |
Carro |
Nº |
Classificação |
25/01/1962 |
I 12 Horas de Interlagos
(SP) c/Sérgio Micheloni |
DKW Vemag |
16 |
16º e 9º na T-1.3 |
19/08/1962 |
I Circuito de Araraquara -
Turismo G-III |
DKW Vemag |
31 |
5º e 3º na T-1.0 |
02/09/1962 |
I 3 Horas de Velocidade |
DKW Vemag |
16 |
26º e 12º na T-1.3 |
08/12/1962 |
I 500 Milhas de Interlagos
c/Nilo Vinhaes/Sérgio Micheloni |
DKW Vemag |
20 |
9º e 3º na T-1.0 |
10/03/1963 |
II 12 Horas de Interlagos
c/Sérgio Micheloni/Nilo Vinhaes/O'Hara |
DKW Vemag |
16 |
10º e 5º na T-1.3 |
10/03/1963 |
II 12 Horas de Interlagos
c/Sérgio Micheloni/Nilo Vinhaes/O'Hara |
DKW Vemag |
20 |
17º e 9º na T-1.3 |
25/08/1963 |
II Circuito de Araraquara -
Turismo Grupo III |
DKW Vemag |
16 |
AB |
01/09/1963 |
II 3 Horas de Velocidade |
DKW Vemag |
16 |
4º lugar |
24/11/1963 |
I 1600 Quilômetros de
Interlagos (SP) c/Luiz Carlos Sansone |
DKW Vemag |
16 |
12º e 4º na T-1.6 |
08/03/1964 |
I Prêmio Rogê Ferreira - TFL
- Interlagos (SP) |
DKW Vemag |
16 |
4º lugar |
19/07/1964 |
I 6 Horas de Interlagos (SP)
c/Eduardo Scuracchio |
DKW Vemag |
16 |
20º e 15º na T-1.6 |
15/08/1964 |
I Mil Quilômetros de
Interlagos (SP) c/Eduardo Scuracchio |
DKW Vemag TC |
16 |
1º lugar |
27 e 28/03/1965 |
II 1600 Km de Interlagos
(SP) c/Eduardo Scuracchio |
DKW Vemag TC |
11 |
21º e 13º na TFL-1.6 |
20/06/1965 |
II 6 Horas de Interlagos
(SP) |
DKW Vemag |
38 |
13º e 7º na T-1.0 |
08/08/1965 |
V Circuito de Piracicaba
(Prova Humberto D'Abrosso) |
DKW Vemag |
38 |
12º e 4º na T-1.3 |
15/08/1965 |
I GP Rodovia do Café -
Curitiba-Apucarana-Curitiba/PR |
DKW Vemag |
38 |
AB |
27 e 28/11/1965 |
VII Mil Milhas Brasileiras
(SP) c/Nilo de Barros Vinhaes |
DKW Vinhaes |
20 |
24º e 13º na T-1.3 |
28 e 29/05/1966 |
III 24 Horas de Interlagos
(SP) c/Eduardo Scuracchio |
DKW Vemag |
73 |
14º e 6º na T-1.3 |
12/06/1966 |
GP IV Aniversário APVC -
Grupo III e Protótipos |
DKW Malzoni IV |
17 |
6º e 5º na PT |
18 e19/11/1966 |
VIII Mil Milhas Brasileiras
(SP) c/Pedro Victor De lamare |
DKW Vemag TC |
11 |
21º e 6º na TFL-1.3 |
02 e 03/12/1967 |
IX Mil Milhas Brasileiras
(SP) c/Volante 13 |
DKW Vemag MM |
13 |
5º PT/GT |
08/12/1968 |
II Mil Km da Guanabara (RJ)
c/Volante 13 |
DKW Vemag MM |
18 |
11º e 9º na PCBA |
23 e 24/05/1970 |
IV 24 Horas de Interlagos
(SP) c/José Augusto Gontijo |
Ford Corcel |
96 |
11º e 6º na D3-1.6 |
14/06/1970 |
IV 12 Horas de Interlagos -
c/José Augusto Gontijo |
Ford Corcel Bino |
16 |
AB |
07/09/1970 |
XI 500 Km de Interlagos
(SP) |
BMW 2002 TI |
8 |
4º |
11/10/1970 |
4 Horas de Velocidade de
Curitiba Sport/Protótipos |
BMW 2002 TI |
8 |
AB |
22 e 23/11/1970 |
X Mil Milhas Brasileiras -
Interlagos (SP) c/Edgard Vaz |
BMW 2002 TI |
8 |
AB |
29/11/1970 |
1ª
Etapa do Torneio Ford Corcel
- Interlagos (SP) |
Ford Corcel |
25 |
AB |
06/12/1970 |
2ª Etapa do Torneio Ford
Corcel - Jacarepaguá (RJ) |
Ford Corcel |
25 |
AB |
21/03/1971 |
V 12 Horas de Interlagos
(SP) - c/Jan Balder |
BMW 2002 TI |
8 |
AB |
04/07/1971 |
IV 6 Horas de Interlagos
(SP) - c/Otto Willy Jordan |
BMW 2000 Spyder |
8 |
23º e 13º na D5/6 |
15/08/1971 |
250 Milhas de Interlagos -
GP Shopping Center Iguatemi |
BMW 2000 Spyder |
8 |
31º e 5º na D6 |
07/09/1971 |
XII 500 Km de Interlagos
(SP) |
BMW 2002 TI |
8 |
AB |
25 e 26/08/1973 |
I 25 Horas de Interlagos c/Jayme Silva/José Francisco Martins
(o Toco) |
Dodge Charger |
1 |
AB |
25 e 26/05/1974 |
II 25 Horas de Interlagos
(SP) - c/Luiz Landi/Dante de Camillo |
Ford Maverick |
14 |
AB |
04/08/1974 |
Itacolomy 500 - Turismo
Divisão 1 - c/Dante de Camillo |
Dodge 1800 |
76 |
1º lugar |
25/08/1974 |
Uma Hora de Velocidade -
Interlagos (SP) |
Dodge 1800 |
76 |
43º e 4º na D1-3.0 |
15/09/1974 |
12ª Etapa do Campeonato
Paulista de Turismo Div. 1 |
Dodge 1800 |
76 |
11º e 1º na D1-3.0 |
16/03/1975 |
1ª Etapa do Paulista de
Turismo D-1 acima de 1600cc - Interlagos (SP) |
Maverick |
1 |
8° Lugar |
20/04/1975 |
XI Mil Quilômetros de
Brasília/DF - c/Luiz Landi |
Maverick |
24 |
8° e 7° na T+3.0
|
18/05/1975 |
6 Horas de Interlagos
(Itacolomy 500) Brasileiro D-1 |
Maverick |
27 |
7°
Lugar |
13/07/1975 |
4ª Etapa do Paulista de
Turismo D-1 acima de 1600cc - Interlagos (SP) |
Maverick |
1 |
3° Lugar |
20/07/1975 |
Prova da Amizade - Turismo D-1 Interlagos (SP) -
c/Luiz Landi |
Maverick |
24 |
5° Lugar |
27/07/1975 |
II 12 Horas de Goiânia - 3ª do Brasileiro de D-1 -
(GO) c/Luiz Landi |
Maverick |
18 |
30° e 15° na T+ 3.0 |
07/09/1975 |
6ª Etapa do Paulista de Turismo D-1 acima de 1600cc
- Interlagos (SP) |
Maverick |
8 |
5° Lugar |
07/12/1975 |
7ª Etapa do Paulista de Turismo D-1 acima de 1600cc
- Interlagos (SP) |
Maverick |
8 |
8º Lugar |
28/08/1977 |
Brasileiro de Turismo D-1 - Jacarepaguá (RJ)
|
Maverick |
20 |
6º Lugar |
29 e 30/01/1983 |
XIII Mil Milhas Brasileiras - Interlagos - c/Valcyr
Spinelli e Valdemir Spinelli |
Opala |
5 |
5º |
22/01/1984 |
XIV Mil Milhas Brasileiras - Interlagos (SP) - c/Valcyr
Spinelli/Valter Spinelli |
Chevette |
68 |
25° |