Um pouco das lendas e das histórias do automobilismo dos anos sessenta
 

Lendas e Histórias / DKW Vinhaes – O “xis” da questão / Paixão não se explica, se vive / Pneu voador / Bambino! / O caso Casini /

Lapsos de memória / E surge um piloto / Fangio e a propaganda / Landi/Bianco/JK / Carcará II / Senador / Caçador de Estrelas /

 Simca "Norma Bengell" / A pole do Jair / Piano ao mar / Leão de chácara /


E surge um piloto

Em 1965, o então jovem, Jaime Pistili, com 29 anos, era fã do automobilismo, sem ter no entanto ambições de se tornar um piloto, de competir, era mais um torcedor do Camillo Christofaro, o "Lobo do Canindé", e sua famosa carretera número 18. Tanto que ao constatar um problema mecânico em seu carro de seu uso pessoal, um FNM/JK, levou o carro à oficina do ídolo para consertar.
Lá chegando, feito o diagnostico e acertado o preço e o prazo, notou na oficina  um carro Gordini todo preparado, com número, santo-antonio, e tudo o mais.
Aí aconteceu o seguinte diálogo:
- Legal esse carro. O cara é bom?
- Esse carro é de uma moça, a Ivani*, e sim, ela corre muito bem, ganha de muito marmanjo que se acha bom.
- Não acredito. Se eu fosse competir com uma moça e perdesse, rasgava minha carta e não dirigia mais.
- Quer apostar? Vai ter uma corrida de estreantes e novatos, você corre e se ganhar dela, não paga o conserto, mas se perder paga em dobro e ainda quero ver rasgar sua carta na minha frente. Aposta?
- Tudo bem, eu topo, mas você prepara meu carro para a pista, certo?
- Feito!

Inscreveu-se, treinou e no dia da corrida ganhou não só da moça, mas chegou em primeiro colocado na geral. Aí não teve jeito, o vírus da velocidade se instalou e ele correu todas as outras provas do campeonato e foi o campeão na categoria Estreantes e Novatos no ano de 1965. E continuou correndo por cinco anos, chegando inclusive a pilotar na prestigiada equipe Jolly-Gancia.

* Ivani Aranha, filha do advogado José Aranha, que tinha o apelido de "Camila Meméia" porque seu instrutor era o Camillo Christofaro, já havia até então participado de 3 provas:
II Festival de Marcas - Prova para carros VW (9º lugar);
GP José de San Martin - Estreantes e Novatos (8º lugar) e
Corrida do Biquíni - Só para mulheres (4º lugar)
e mais a da aposta, que ela nem ficou sabendo: 
Prova 3° Aniversário da A.P.V.C., onde foi 8º classificada.
Não tenho notícias se continuou ou se participou só naquele ano.

VOLTAR AO TOPO DA PÁGINA
ou
VOLTAR À PÁGINA INICIAL