Página acrescentada em 19 de outubro de 2005.
Enio Garcia
(Enio Lourenço Garcia)
por
Paulo Roberto Peralta
 |
Ênio Garcia e
Ricardo Penta/2005 |
 |
Austin A-40 Sport/1957 |
Enio Lourenço Garcia, nasceu em
04 de setembro de 1932 em Pelotas (RS).
Iniciou sua carreira como piloto em 1957,no Circuito da
Pedra Redonda, no Rio Grande do Sul conquistando o 4º lugar, ao volante de um Austin A-40 Sport de 1.200 cc,
aos 25 anos de idade, terminando a
corrida atrás de Aldo Costa
(VW Porsche), Florêncio Alvear e Karl Iwers,
ambos ao volante de DKW Auto Union.
Transferiu-se para Brasília (DF) no final de 1960, com 28 anos, onde
passou a se destacar como piloto ao volante de um
Renault Dauphine. Além de piloto foi representante comercial, chefe de vendas,
funcionário público e também jornalista esportivo. No sul escreveu
sobre corridas e em Brasília fazia testes de carros para jornais
locais.
 |
Dauphine
do inicio da carreira |
Depois de vencer a Prova General Sílvio Santa Rosa, foi convidado a
pilotar um dos Renault Dauphine da Equipe Oficial da
Willys, no Mil Quilômetros de Brasília, em 29 de abril
de 1962. Foi uma participação frustrante, pois logo nas primeiras
voltas da prova, o seu companheiro de equipe, o paulista José Ramos
capotou o carro, com isso Ênio nem chegou a pilotar na prova, só
nos treinos.
Ainda em 1962 terminou em segundo lugar uma competição disputada em
Brasília, batido apenas por um DKW Vemag, carro com muito mais
desempenho que seu modesto Renault Dauphine de apenas três marchas.
No mesmo ano participou ainda da 6 Horas da Guanabara, prova
disputada no circuito da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, nessa
prova iniciou dupla com Antônio Martins
Filho, o Toninho, que se
tornaria o seu principal parceiro em corridas automobilísticas.
A partir do início de 1963, passou a disputar as provas ao volante de
um Renault Gordini. Na 12 Horas de Brasília, em 1964, Ênio Garcia,
em dupla com Aladino Borges, terminou a prova em primeiro lugar na
sua categoria, à frente dos carros da Equipe Willys. Inconformada a
Equipe protestou e o carro acabou desclassificado. Mas a atitude da
equipe acabou gerando um grande mal estar na fábrica da Willys, pois
os seus dirigentes entendiam que a vitória de um carro particular
daria um maior retorno publicitário para a fabricante.
|
Com um carro pouco competitivo, participou de poucas provas em 1965,
mas em 1966 ele e seu companheiro Toninho Martins resolveram correr
de Simca nos Mil Quilômetros de Brasília, alugaram um carro de praça
onde foi instalado motor e câmbio trazidos da fábrica por
Jayme
Silva. O carro demonstrou excelente desempenho e no início da
madrugada ocupava a terceira colocação atrás apenas das Alfa de Piero
Gancia/Marivaldo Fernandes e
Mário Olivetti/Carlos Bravo. Foi então que o carro começou a
apresentar uma crônica falha de funcionamento. Depois de muito
sofrerem, acabaram descobrindo um entupimento no tanque de
combustível. Sanado o problema começaram a recuperar posições, mas
não houve tempo para irem além da sétima posição na classificação
geral e segundo na categoria acima de 1300cc.
Ênio tinha feito alguns esboços e chegou a projetar um carro com o
nome de Elgar, (E de Ênio, L de Lourenço e GAR de Garcia),
classificado como 101, de projeto número 1.
|
Fórmula Vê
Elgar
102/66 não foi concluído |
Com o interesse da
Volkswagen,
no final de 1966, em organizar a categoria Fórmula Vê com
carros de fórmula equipados com mecânica VW 1200,
Ênio Garcia projetou seu segundo carro de corrida, o 102. Este
carro chegou a ter construído o chassi com toda a parte mecânica e
foi muito testado em treinos de pista. Entretanto o projeto acabou
sendo abandonado. Um terceiro projeto, o do Elgar 103, com mecânica
Simca não passou do papel.
Com a modificação da mecânica dos carros Volkswagen para a linha de
motores 1300 e 1500 ocorrida em 1967, resolveu retornar às pistas
com força total. Com a ajuda da revenda Brasal do seu amigo Osório
Adriano e dos Postos Cascão, do Élcio Cascão, foi montada uma das
melhores equipes de corrida de Brasília. Inicialmente com seu VW
Sedan equipado com motor de 1500 cc.
 |
Para 1968 o carro foi equipado com um motor de 1600 cc e dupla
carburação Solex 32. Foi um ano de grandes resultados. Na 500
Milhas da Guanabara, no autódromo de Jacarepaguá/RJ a dupla Ênio
Garcia/Toninho Martins
terminou em segundo lugar, atrás apenas da BMW
2000 de Jan Balder/Pedro Victor Delamare, da equipe CBE de
Eugênio Martins, e na 300 Milhas de Goiânia, bateria finalmente o BMW da
equipe CBE, desta feita pilotado por Max Weiser/Emerson Maluf.
Outros bons resultados obtidos esse ano lhe valeram o título de
campeão Brasiliense de 1968.
Para a temporada de 1969, Ênio projetou e construiu o Elgar 104,
carro equipado com mecânica VW a ar que foi considerado pela revista
Quatro Rodas como um dos mais belos carros de corrida da época. Com
carroceria inspirada na Ferrari Dino e no Porsche 904, o carro tinha
motor entre eixos e seu motor variou, durante sua participação de 1600 até 2000 cc. Foram construídas duas
unidades desse carro e sua estréia ocorreu no Mil Km de Brasília de
1969.
Em 1970 participou do Mil Km de Brasília, prova em que não
terminou. Essa prova, provocou muita confusão e foi a causadora da
proibição de corridas em circuito de rua em Brasília. Com a
suspensão das corridas em Brasília, entendeu que era hora de
abandonar sua brilhante carreira.
 |
Ainda participaria dos Mil Km de Brasília de 1976, com o Opala nº
64, mas dando poucas
voltas, como uma despedida oficial das pistas.
|
Piquet e Ênio
Garcia/2000 |
Ênio Garcia foi um dos grandes mestres dos pilotos da Brasília.
Seu renome é tão grande que, em 2000, o tricampeão mundial de
Fórmula 1, Nelson Piquet convidou-o a dividir a direção do seu
Protótipo BMW no Mil Km de Brasília. Ênio, entretanto, de forma
muito correta
declinou do convite, pois entendeu que com 68 anos
de idade não estava mais em condições de competir.
Vitimado por um câncer de pulmão, Enio
faleceu em 8 de julho de 2011 e depois de cremado teve as cinzas
depositadas no Autódromo de Brasília.
Principais participações em provas
(com
a colaboração
de Napoleão Ribeiro)
14/07/1957 - VIII Circuito da Pedra Redonda - Porto
Alegre/RS - Austin A40 Sport nº 64 - 1.200cc -
Preparados 4º Lugar
04/02/1962 - Prova General Sílvio Santa Rosa - Circuito da Estação
Rodoviária - Brasília/DF - Renault Dauphine nº 64 - 845cc -
Turismo 1º Lugar
29/04/1962 - I Mil Quilômetros de Brasília/DF -
Circuito
Trampolim do Eixo - Com José Ramos - Renault Dauphine nº 64 - 845cc -
cat. A AB
01/07/1962 - Programa Automobilístico de Brasília/DF - Circuito
Trampolim do Eixo - Renault Dauphine nº 64 - 845cc -
T-1.3 2º Lugar
30/09/1962 - I 6 Horas da Guanabara - Barra da Tijuca/RJ - Com
Toninho Martins - Renault Dauphine nº 64 - 845cc -
T-850 AB
03/02/1963 - I Prova Coronel Carlos Cairoli - Circuito Trampolim do
Eixo - Brasília/DF - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
Gr.3 1º Lugar
28/04/1963 - I 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do
Eixo - Com Henrique Mutti Jr. - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
cat. A AB
13/10/1963 - I Prova Clubes de Brasília/DF - Circuito Trampolim do
Eixo - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
3º na geral e 2º na cat. T-850
24/05/1964 - II 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do
Eixo - Com Aladino Borges - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
T-850 AB - DQ/7º
26/07/1964 - III 100 Milhas da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca -
Renault Gordini nº 64 - 845cc -
9º na geral e 2º na cat. T-850
07/09/1964 - I Prova Automobilística Prefeitura do DF - Circuito
Trampolim do Eixo - Brasília/DF - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
5º na geral e 2º na cat. T-850
29/11/1964 - I 6 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do Eixo
- Com Amaury Castro - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
9º na geral e 1º na cat. T-850
26/04/1965 - III 12 Horas de Brasília/DF - Circuito Trampolim do
Eixo - Com Toninho Martins - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
18º na geral e 5º na cat. T-850
16/05/1965 - II 500 Quilômetros da Guanabara/RJ - Barra da Tijuca
- Com Toninho Martins - Renault Gordini nº 64 - 845cc -
10º na geral e 4º na cat. T-850
01/05/1966 - II Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental -
Com Toninho Martins - Simca Rallye nº 64 - 2.550cc -
7º na geral e 2º na cat. T+1.3
23/04/1967 - III Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental
- Com Waldir Lomazzi - Renault 4CV 1062 nº 28 - 845cc -
11º na geral e 6º na cat. TFL
17/09/1967 - I 500 Quilômetros de Brasília/DF - Asa Norte - Com
Toninho Martins - VW Sedan
nº 64 - 1.498cc -
8º na geral e 7º na cat. TE
21/10/1967 - I 300 Quilômetros de Goiânia/GO - Av. Anhanguera - VW Sedan nº 64 - 1.498cc -
7º na geral e 2º na cat. T+1.3
10/12/1967 - III Prova Marcílio Dias - Asa Norte - Brasília/DF - VW
Sedan nº 64 - 1.498cc -
T+1.3 1º Lugar
14/04/1968 - IV Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Toninho Martins - VW Sedan nº 64 - 1.584cc -
PT Abandono
30/06/1968 - I 500 Milhas da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Com
Toninho Martins - VW Sedan
nº 12 - 1.584cc -
2º na geral e 1º na cat. TFL
28/07/1968 - Prova Prefeito Raul Balduíno - Anápolis/GO - VW Sedan
nº 2 - 1.584cc -
TFL 1º Lugar
25/08/1968 - I 500 Quilômetros de Salvador/BA - Av. Centenário - Com Toninho Martins - VW Sedan nº 12 - 1.584cc -
TFL 3º Lugar
15/09/1968 - II 500 Quilômetros de Brasília/DF - Asa Norte - Com
Toninho Martins - VW
Sedan nº 12 - 1.584cc -
1º na geral e 1º na cat. PT
20/10/1968 - III Quilômetro de Arrancada de Brasília/DF - Eixo
Rodoviário Sul - VW Sedan nº 12 - 1.584cc -
TFL 1º Lugar
27/10/1968 - II 300 Quilômetros de Goiânia/GO -Av. Chateaubriand - VW Sedan nº 12 - 1.584cc -
TFL 1º Lugar
15/11/1968 - Prova Deputado Levy Neves - Jacarepaguá/RJ - Com
Toninho Martins - VW Sedan
nº 12 - 1.584cc -
7º na geral e 2º na cat. TFL
08/12/1968 - II Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Com Toninho Martins - VW
Sedan nº 12 - 1.584cc -
5º na geral e 3º na cat. TFL
20/04/1969 - V Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental - Com Toninho Martins -
Elgar GT 104/VWnº 12 - 1.584cc -
13º na geral e 7º na cat. PT
27/07/1969 - 200 Milhas de Anápolis/GO - Elgar GT 104/VWnº 12
- 1.750cc -
AB
10/08/1969 - II 500 Quilômetros de Salvador/BA - Av. Centenário - Com Toninho Martins - Elgar GT 104/VW nº 12 - 1.750cc -
10º na geral e 5º na cat. PT
19/10/1969 - GP do Nordeste - Autódromo de Fortaleza/CE - Com
Toninho Martins - Elgar GT 104/VWnº 12 - 1.750cc -
9º na geral e 7º na cat. PT
13/12/1969 - III Mil Quilômetros da Guanabara/RJ - Jacarepaguá - Com Toninho Martins -
Elgar GT 104/VWnº 12 - 1.750cc -
5º na geral e 3º na cat. PT
19/04/1970 - VI Mil Quilômetros de Brasília/DF - Eixo Monumental -
Com Luiz Cláudio Nasser - Elgar GT 104/VWnº 12 - 1.750cc -
33º na geral e 21º na cat. D4
25/04/1976 - XII Mil Quilômetros de Brasília/DF - 1ª Etapa do
Brasileiro de D1 - Com Toninho Martins/José Carlos Borba - Chevrolet Opala nº 64
- 4.093cc -
33º na geral e 19º na cat. T+3.0
|